Skip directly to content

Maior produtividade, em menor área com menos tempo, define equação da evolução do rebanho

Gestão e Tecnologia

Maior produtividade, em menor área com menos tempo, define equação da evolução do rebanho

Medição de produção de carne, com foco em índices e resultados, é conteúdo de curso gratuito do Senar/MS.
20/01/2021 - 09:45

Medir a produção de carne com o animal na propriedade é possível. A relação entre tempo e peso é a equação que rege a evolução do rebanho e pode ser decisiva no melhor aproveitamento do capital produtivo – um dos pontos abordados no curso de Formação Profissional Rural do Senar/MS em Bovinocultura de Corte. Este é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (20). 

Já ouviu a expressão ‘se eu não posso medir, não posso administrar’? A frase reforça a importância da tecnologia e da gestão como ferramentas eficientes na pecuária. “O produtor rural precisa ter a consciência de quanto ele está produzindo e se perguntar: Quanto meus animais estão rendendo; quanto a produção está sendo eficiente?. Isso é gestão da produção”, explica o administrador e instrutor do Senar/MS, Fábio Cerqueira. 

A eficiência está diretamente ligada ao tempo do ganho de peso em menor área possível por animal. “A pecuária moderna é baseada em tecnologia por causa do fator tempo. Quanto menor, mais eficiente. A tecnologia embarcada no pasto, na genética animal, na conversão alimentar e até mesmo na gestão, é coringa quando se busca resposta e retorno na bovinocultura”, destaca.  

Seguindo a metodologia aplicada nas capacitações da área de bovinocultura de corte, a propriedade estará com o foco na sustentabilidade, critério dos mercados consumidores mais exigentes do mundo. “É preciso ter uma visão global do negócio, considerar os índices financeiros, indicadores da atividade humana, clima organizacional, estratégias de comercialização, além de respeitar o meio ambiente, legislações. São pontos que fazem diferença no resultado”, acrescenta. 

O curso ‘Pecuária de Corte: Medindo Produção de Carne – Índices e Resultados’ é oferecido gratuitamente pelo Senar/MS. No site senarms.org.br você encontra esta e outras capacitações voltadas para gestão, manejo e produção na bovinocultura de corte. Procure pelo sindicato rural do seu município. 

Fique por dentro do #MercadoAgropecuário acessando a matéria publicada na segunda-feira (18).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque / Foto: CNA