Skip directly to content

Mais de 1500 pessoas conhecem cultura pantaneira em feira de gastronomia e turismo

Mais de 1500 pessoas conhecem cultura pantaneira em feira de gastronomia e turismo

30/06/2015 - 17:15

Por 12 anos, Hélio Martins Lopes, mais conhecido como ‘Seu Helinho’, foi condutor de comitiva pantaneira, o último peão do grupo que tem a responsabilidade de não deixar nenhum animal para trás. A necessidade de manter os peões bem alimentados fez com que pegasse gosto pela cozinha e hoje é um especialista em comida típica do Pantanal. O sabor dos pratos preparados por ele já foi provado por cerca de 1500 pessoas que passaram pela cozinha montada na Semana Nacional de Gastronomia e Turismo, que acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Quem visitou o acampamento do Seu Helinho, nesta terça-feira (30), teve a oportunidade de conferir o Canibé, um guisado de mandioca e carne seca acompanhado com arroz. Dona Zózima Rodrigues, corumbaense e cozinheira de mão cheia, aprovou e repetiu. “Senti o cheiro e por isso entrei na fila. O sabor é maravilhoso”, comenta. No cardápio tem também a vaca atolada, costela com mandioca, frango caipira, arroz de carreteiro, feijão tropeiro entre outros pratos que têm como ingredientes básicos a carne seca e o alho.

Em pouco tempo de conversa com Seu Helinho, é possível notar o quanto a alimentação é parte essencial na rotina dos peões que conduzem boiadas. “O grupo acorda e a primeira obrigação é tomar um café feito com água do rio, fervida no bule e passado pelo coador de pano. Depois já é chegado o momento do ‘vamo comê o véio’, a mistura de tudo que sobrou da noite anterior. Andamos por mais algumas horas, e em seguida a comitiva para montar acampamento novamente e garantir a janta”, explica.

Outra opção para quem gosta de cozinhar e opta por alimentos saudáveis, são os legumes e hortaliças cultivados por um grupo de produtores familiares assistidos pelo programa Hortifruti Legal, inciativa do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS através do ATER Assistência Técnica e Extensão Rural.

As atividades acontecem ao mesmo tempo no evento, enquanto uma aula show sobre confeitaria é transmitida para 60 pessoas, do outro lado são comercializados queijos, biscoitos, pães e estandes de empresas do ramo da alimentação, consultoria de negócios além de orientações sobre tendência em hotelaria e turismo.

Serviço – A Semana Nacional de Gastronomia e Turismo acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, na Capital, entre os dias 29 de junho e 02 de julho. Durante os quatro dias de evento, serão oferecidos ao público palestras, rodadas de negócios, consultorias, mostra de agricultores, cozinha show, além do Enchefs e a entrega do Prêmio Dólmã, o prêmio máximo da gastronomia brasileira. A entrada é gratuita e aberta ao público. Para participar é preciso fazer o credenciamento no sitewww.ms.senac.br/sngt ou no local do evento. No site também é possível consultar a programação completa da Semana.