Skip directly to content

Mais de 200 agricultores familiares de Japorã recebem certificação em cursos do Senar/MS

Mais de 200 agricultores familiares de Japorã recebem certificação em cursos do Senar/MS

04/03/2015 - 16:45

Dos pouco mais de 8,2 mil habitantes de Japorã, localizado na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, 80% vive na área rural e se dedica a prática da agricultura familiar e produção leiteira. Ou seja, a área urbana do município é habitada por pouco mais de 1,5 mil pessoas.

Para atender as demandas de do setor rural, que predomina no município, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ofereceu 136 capacitações ano passado, além de qualificar seis turmas do programa NCR – Negócio Certo Rural. O resultado pode ser percebido na certificação de 230 trabalhadores realizada nesta quarta-feira (4), em uma cerimônia no Centro de Convivência da 3ª Idade João Mota Marinho, no distrito de Jacareí.

Na avaliação da supervisora regional do Senar, Verônica Guglielmi, a participação expressiva da população nos cursos é resultado de uma parceria envolvendo poder público, sindicato e associações dos assentamentos da região. “O trabalho conjunto do Senar, Prefeitura, Sindicato Rural de Mundo Novo e também das lideranças dos agricultores familiares alcançou resultados expressivos para região. A receptividade foi tão positiva que já nos solicitaram a realização de 50 novos cursos”, destacou.

Entre as qualificações oferecidas no município estão Informática básica e avançada, Manejo de Pastagens, Inseminação Artificial, Instalação de Cerca Elétrica, Operação e Manutenção de Ordenheira Mecânica, Criação de Bezerras e Novilhas para produção de leite, Fabricação Caseira de Pães, Bolos e Biscoitos, Derivados do Leite, entre outros.

Negócio Certo Rural – O programa NCR gerenciado pelo Senar obteve destaque entre os produtores, com conclusão de seis turmas de moradores de assentamentos do município. O objetivo do programa é oferecer aos participantes ferramentas de gestão das propriedades, ajudando no aprimoramento das atividades e alavancando os negócios rurais.

Morador no assentamento Savana há 15 anos, João Marcos Volf vive com a esposa e quatro filhos em uma propriedade com 20 hectares e revelou que nunca se preocupou em planejar ou anotar os gastos com a produção. “Na minha propriedade eu trabalho com produção de leite e várias culturas, mas nunca coloquei no papel quanto gastava. Depois que participei do NCR entendi a importância de programar, calcular e acompanhar o desenvolvimento da produção. Com estes aprendizados estou confiante que vou conseguir melhorar a lucratividade da minha propriedade”, argumentou o produtor, um dos certificados na cerimônia.

Volf destacou que toda a família está motivada com as capacitações do Senar e  que a esposa participou do curso de panificação. “Minha mulher fez o curso e já está vendendo pães na cidade. Eu estou aguardando o início das próximas turmas, pois, pretende aprender mais”, concluiu.

Lídia Agnes de Sena mora no assentamento Sagres há seis anos e trabalha com produção de leite. “Já aprendi técnicas de produção e também de planejamento e controle de entrada e saída de dinheiro”, considerou. Lídia também recebeu certificado da qualificação.

Em 2014, 711 produtores oriundos de 22 municípios participaram do programa NCR, com 46 horas/aula e totalmente gratuito. Os instrutores atuam orientando e promovendo o diagnóstico das propriedades, além de apresentar a viabilidade do negócio e colaborando para o relacionamento do produtor no mercado. Ao final do curso, os concluintes recebem duas visitas de consultoria, afim de receber orientações sobre ajustes na planilha de controle das atividades, bem como para elaborar um plano de negócios para a propriedade rural.

Serviço – Os interessados em participar do NCR podem solicitar informações no Senar, pelo telefone (67) 3320-9700 ou no sindicato rural de sua região.