Skip directly to content

Mais de 500 pessoas participam do Encontro Jovens da Agropecuária em Chapadão do Sul

Mais de 500 pessoas participam do Encontro Jovens da Agropecuária em Chapadão do Sul

16/08/2019 - 15:30

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizou nessa quinta-feira (15), Encontro Jovens da Agropecuária em parceria com o Sindicato Rural de Chapadão do Sul, município distante 337 quilômetros da Capital. Na ocasião o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Marcelo Bertoni ressaltou o papel do jovem como sucessor do setor agropecuário brasileiro. “Nós precisamos hoje de novas lideranças. E essas personalidades estão aqui nesta plateia. E daqui vocês vão começar nessa nova vida, porque com o tempo vamos deixando o posto para esses jovens que precisarão sair de suas propriedades e vir para o nosso agro defendendo nossas ideias e com isso trazendo novos caminhos e novos rumos para que nossa área se fortaleça”.

Para o presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Lauri Dalbosco, a criação do núcleo de jovens da Federação foi uma iniciativa necessária. “Por isso nós pensamos em fazer este evento e trazer para a nossa região, que possui boas tecnologias. Eu fico muito contente de ver essa juventude estudando e buscando trazer inovação para o produtor rural, não podemos voltar atrás no que foi aprendido e construído, mas podemos avançar e caminhar lado a lado com o desenvolvimento”.

O vice-presidente da Comissão Famasul Jovem, Luis Antônio Gratão, apresentou aos participantes o trabalho realizado pelo grupo. “Nós atuamos em prol do setor produtivo, através da liderança voluntária dos jovens. Hoje somos 14 membros e desenvolvemos ações em prol do setor agropecuário”, explicou.

A noite contou com palestras e um depoimento de sucesso. A primeira delas foi ministrada pela psicóloga e formada em direito, Sarita Junqueira Rodas, CEO do grupo Junqueira Rodas, com o tema “Direcionando a Organização da sua Empresa Familiar”. Durante seu discurso ela reforçou a importância da preparação do jovem para a sucessão da propriedade rural. “Eu continuo vivendo as alegrias e as dificuldades de se viver numa empresa agropecuária de sucessão familiar”.

Também durante o encontro a produtora Maria Otília Zardo, foi convidada para expor sua história como proprietária da empresa rural. “Contamos com a colaboração de muitos amigos que nos auxiliaram nos períodos difíceis. Hoje, continuamos administrando o empreendimento da mesma maneira que era gerido a 25 anos com meu pai”.

Finalizando o evento, o engenheiro agrônomo Xico Graziano destacou o papel da entidade dentre as instituições do Brasil. “Eu não conheço nenhuma Federação de Agricultura que faz o que a Famasul realiza. São várias ações e programas, incluindo pela iniciativa da Famasul Jovem”. Para Graziano, a importância de incentivar as novas gerações é que tem o levado a realizar palestras. “O que me traz aqui é vontade de dizer aos mais jovens para que façam melhor do que nós. E aos que tem a minha idade cabe orientar essas novas lideranças”.

Após as preleções foi realizado um painel temático para debater os assuntos da noite. Mediado pelo presidente do MNP/MS – Movimento Nacional dos Produtores, Rafael Gratão, os participantes puderam elaborar questões para os palestrantes.

Durante a ação foram arrecadados 416 quilos de alimentos para doação. Os mantimentos serão encaminhados para a Comunidade Terapêutica Ágape, que apoiou o evento.

Mais de 500 pessoas participaram do encontro que foi realizado pelo Senar/MS e o Sindicato Rural de Chapadão do Sul. A iniciativa teve o apoio da Comissão Famasul Jovem, o MNP Jovem e da Bayer, além da parceria com a prefeitura municipal e as empresas: ADL Empreendimentos Imobiliários, Yara, Cultivar Agrícola, Agropecuária Firmamento, Iguaçu Máquinas e a UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Chapadão do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis