Skip directly to content

Mais de cem produtores de Rio Bilhante e região participam do Circuito Aprosoja na Festa do Milho

Mais de cem produtores de Rio Bilhante e região participam do Circuito Aprosoja na Festa do Milho

25/07/2015 - 16:45

“Reunir mais de 100 pessoas de Rio Brilhante e de municípios da região, em uma manhã de sábado, com clima frio, é reflexo da credibilidade que o Sindicato Rural de Rio Brilhante conquistou”, a afirmação foi feita pelo presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Mauricio Saito, eleito presidente da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, durante a abertura do Circuito Aprosoja, uma das atividades programadas para a 4ª edição da Festa do Milho.

O Circuito Aprosoja MS é uma iniciativa da Aprosoja/MS com a co-realização dos sindicatos rurais. A ação colabora com o produtor rural, levando informações relacionadas ao cultivo de grãos, custos de manejo, tecnologias e mercado futuro, como é caso da palestra do analista financeiro da AgRural, Fernando Muraro Junior, com o tema ‘Perspectiva do Mercado de Grãos para Safra 2015/2016.

Para o presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Luiz Otávio Britto, o conhecimento é a resposta para os principais desafios dos produtores, que têm a meta de plantar e criar com qualidade. “Diante dos riscos climáticos, dinâmica de mercado e as entraves dentro e fora da propriedade, produzir alimentos é um grande desafio para o produtor rural, que mesmo com crise, surpreende o Brasil e o mundo”, explica.

Quem participou se inteirou sobre a nova formação de preços para soja e milho, entendeu o movimento de oferta e demanda neste período, acompanhou a safra nos Estados Unidos, além de saber o que é tendência de comercialização para os próximos anos no Brasil e de financeirização de mercado.

Saito, que também é produtor, se mostrou preocupado com a alta nos custos de insumos, reflexo da crise econômica instalada no país. “Se comparado a safra passada, o agricultor ou pecuarista terá que desembolsar 28% a mais. O percentual impacta diretamente no desempenho das atividades em campo e pode afetar também a produtividade”, ressalta.

Também participaram do evento, o presidente do Sindicato Rural de Itaporã, Otávio Vieira de Mello; de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Biondo Tarrafel e de Douradina.