Skip directly to content

Mais de cem produtores rurais e profissionais de contabilidade participam de debate sobre ITR

Mais de cem produtores rurais e profissionais de contabilidade participam de debate sobre ITR

22/09/2015 - 15:30

Com a presença de mais de cem pessoas, entre produtores rurais e profissionais de contabilidade, foi realizada nesta terça-feira (22), na sede da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, o debate ‘Questões Atuais Sobre o ITR – Imposto Territorial Rural’. O evento contou com a participação do presidente da Famasul, Mauricio Saito, do vice-presidente da Famasul, Nilton Pickler, do vice-presidente da administração do CRC/MS, Arleon Carlos Steline e foi mediado pelos advogados da federação, Carlo Daniel Coldibelli e José Luiz Richetti.

O prazo final para entrega da declaração do ITR – 2015 é 30 de setembro, entretanto, muitos produtores rurais ainda têm dúvidas, principalmente no que diz respeito aos valores de terra nua. O debate foi organizado pela Famasul e pelo CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade, tendo o apoio do Sescon/MS – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no MS.

O ITR é anual e é pago por todo contribuinte, pessoa física ou jurídica, que possui imóvel rural. De acordo com Receita Federal, a declaração é composta pelo Documento de Informação e Atualização Cadastral (DIAC), onde os dados do imóvel e dos proprietários são atualizados junto à Receita e pelo Documento de Informação e Apuração do ITR (DIAT), relativo ao imóvel rural sujeito ao imposto.

Para Coldibelli, o produtor rural precisa ficar atento ao prazo e final e organizar os documentos que comprovem a produção, produtividade e as áreas não tributáveis para o preenchimento adequado da declaração. “A declaração deve ser feita com base em documentos. O agronegócio vem exigindo profissionalização, tanto na gestão, como no planejamento tributário. Portanto, nossa orientação é para que o produtor rural busque apoio de profissionais habilitados”.

Para fazer a declaração do ITR 2015, o interessado deve acessar o site da Receita Federal e utilizar o Programa Gerador e logo em seguida o Programa Receita Net, pelo link: http://www.receita.fazenda.gov.br.