Marcada por emoção e comemoração, festa do programa Agrinho MS reúne mais de 400 pessoas
Marcada por emoção e comemoração, festa do programa Agrinho MS reúne mais de 400 pessoas
O encerramento do programa Agrinho 2015 reuniu mais de 400 pessoas, na manhã desta quinta-feira (26), no Yotedi – Parque das Nações Indígenas, que conheceram alunos, professores e escolas vencedoras do concurso promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Foram avaliados desenhos, redações e experiências pedagógicas que trabalharam o tema da conexão entre campo e cidade. A festa foi marcada pela emoção e alegria dos vencedores do concurso e com a expectativa para o próximo ano.
No segundo ano de funcionamento, o Agrinho contou com a participação de 20 municípios, mais de 170 escolas e 60 mil estudantes do 1º ao 9º ano. Do total de 720 trabalhos inscritos, 63 foram selecionados e os três primeiros colocados em quatro categorias foram premiados com bicicletas, notebooks, videogames (Xbox), smartphones, tablets, televisões em LCD, e vale-viagens no valor de R$ 10 mil.
Segundo o presidente da Famasul, Mauricio Saito, o programa desenvolvido na rede pública de ensino do Estado permite que a sociedade possa entender o trabalho realizado pelo produtor rural no cotidiano. “A federação e o Senar/MS acreditaram na proposta do Agrinho por entender a importância do conhecimento para a efetiva transformação da sociedade. Com uma proposta pedagógica reflexiva, o programa está compartilhando conhecimento em todos os setores de nossa sociedade. A estimativa para o próximo ano é ultrapassar 35 municípios”, pontuou.
O superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, parabenizou o empenho de todos os envolvidos em desenvolver o programa com dedicação e criatividade. “Todos vocês são vencedores e quero agradecer por acreditaram no diferencial do Agrinho desde o início. Este trabalho é especial porque conta com a presença de crianças, que nos ensinam além de aprender”, reforçou.
Compareceu ao evento, o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas; a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendôla da Mota; o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Marisa Serrano; o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler; a diretora secretária da Federação e presidente do sindicato rural de Coxim, Terezinha Cândido e o diretor executivo da Federação, Lucas Galvan.
Compareceu ao evento, o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas; a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendôla da Mota; o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Marisa Serrano; o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler; a diretora secretária da Federação e presidente do sindicato rural de Coxim, Terezinha Cândido e o diretor executivo da Federação, Lucas Galvan.
A coordenadora do Agrinho em Mato Grosso do Sul, Sandra Serrano, lembrou o comprometimento e animação dos professores e alunos, principalmente após a regionalização do material didático e já anunciou reforço dos municípios participantes. “Com apoio e parceria de uma equipe de especialistas em arte, cultura e educação adequamos alguns temas para a realidade de Mato Grosso do Sul e o resultado foi muito positivo. O reflexo imediato foi verificado no número de trabalhos inscritos, 720 no total. Além disso, já estão confirmadas a participação de mais 15 cidades, no início do próximo ano letivo”, concluiu.
Bicampeonato Agrinho – A diretora Escola Municipal Álvaro Lopes, Rosemeire Alves Kurose, de Terenos, relatou a satisfação de participar como finalista da premiação, pelo segundo ano consecutivo. “É motivo de muito orgulho e emoção estar novamente entre os vencedores e acredito que estamos crescendo junto com o Agrinho. Este ano tivemos 45 professores e 850 alunos focados em desenvolver um trabalho diferenciado. A escola literalmente viveu e respirou Agrinho nos últimos dois meses”, revela a educadora.
Além de três estudantes premiados, a escola comemorou a primeira colocação nas categorias Experiência Pedagógica e Escola Agrinho. A professora Olinesia Maria Xavier Rolim, a ‘Neia’ ministra aulas do 1º ao 5º ano, mas obteve destaque no trabalho realizado com o segundo ano. “Desenvolvemos um projeto chamado ‘O mundo mágico das abelhas’ que apresentou e discutiu a relação da abelha, campo e homem, até chegar ao produto mais popular que é o mel. Foi uma experiência muito gratificante, tanto para os alunos quanto para mim, já que tive que estudar bastante e recebi total apoio de minhas colegas de trabalho”, argumentou. A professora obteve o primeiro lugar e recebeu um vale viagem no valor de R$ 10 mil.
O município subiu ao pódio novamente com a categoria Escola Agrinho e a coordenadora pedagógica, Marta Maria Luiz Ferreira, contou que o comprometimento foi tanto que muitas vezes os trabalhos eram realizados fora do horário de trabalho. “Esta premiação é muito importante, pois, consolida a contribuição de cada membro da escola, da equipe docente até os familiares de nosso alunos. É importante explicar que tivemos 10 projetos de experiência pedagógica desenvolvidos com muito carinho e dedicação”, enfatizou.
O evento contou com a ampla participação dos presidentes dos sindicatos rurais de Aparecida do Taboado, Eduardo Antonio Sanchez; Anastácio, Moezis José dos Santos; de Bataguassu, Manoel Agripino de Lima; de Batayporã, Altamir Ramos Fonseca; de Brasilândia, Adolfo Cavalhieri; de Camapuã, Saturnino Silvério Pereira; de Chapadão do Sul, Rudimar Borgelet; de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel; de Maracaju, Juliano Schamaedecke.
Além dos representantes citados, também participaram os presidentes dos sindicatos rurais de Paranaíba, Wilberto Antonio do Amaral; de Rio Brilhante, Luiz Otávio Brito; de Santa Rita do Pardo, Florindo Cavalli Neto; de Terenos, João Borges dos Santos; de Três Lagoas, Marco Garcia de Souza; de Juti, Gilson Marcos da Cruz; Nova Alvorada do Sul, Telma Menezes de Araujo; de Tacuru, Maria Neide Munaretto; de Douradina, Cláudio Bradella; de Dourados, Lúcio Damália; de Fátima do Sul, José Ricardo Casotti; de Nova Andradina, Hemerson Israel dos Santos; de Costa Rica, Valdeci Pelizer; de Vicentina, Valter Dalla Valle e de Taquarussu, Claudinei Vicente Crivelli.