Skip directly to content

Marcelo Bertoni destaca fortalecimento institucional para o avanço da suinocultura no estado

EXPOAGRO 2022

Marcelo Bertoni destaca fortalecimento institucional para o avanço da suinocultura no estado

Fórum que debateu o desenvolvimento da suinocultura em MS aconteceu nesta sexta (20), durante a Expoagro, em Dourados.
21/05/2022 - 09:30

Desafios, oportunidades, conhecimento técnico e inovação foram debatidos no 4º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (20), durante a 56ª Expoagro, em Dourados. Durante mesa redonda, o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, destacou a importância do fortalecimento institucional para o avanço da atividade no estado.

“É muito importante levarmos conhecimento ao campo para que os produtores possam fazer a gestão de suas atividades. Temos a Assistência Técnica e Gerencial em Suinocultura, do Senar MS, que atualmente atende 125 propriedades. Além disso, as parcerias e o fortalecimento institucional são fundamentais para a evolução da atividade”, disse.

Participaram da mesa redonda Celso Philippi Júnior, diretor da Asumas, Rogério Beretta, superintendente da Semagro, e Moab Guedes, superintendente comercial Centro Oeste do Banco do Brasil, sendo ainda coordenado pelo presidente da Asumas, Alessandro Boigues.

Mato Grosso do Sul possui rebanho de 1,6 milhão de cabeças, com abate de 2,4 milhões de cabeças (219,9 mil toneladas). Em dez anos, o rebanho apresentou aumento de 24,85%, sendo o estado o 6º maior produtor do país.

O Fórum e Encontro Ténico da Suinocultura é uma realização da Asumas com apoio da Famasul e Senar MS. Também palestraram João Carlos Dias Júnior (Weg Brasil), Fernando Curi Perez (Esalq-USP) e Miguel Cavalcanti (Agrotalento).

Ações - Ainda na sexta-feira, Bertoni percorreu o Parque de Exposições de Dourados para conhecer as tecnologias, maquinários e novidades do agro, assim como as atividades desenvolvidas no stand do Senar MS, instalado no projeto Fazendinha.

A feira acontece até dia 22, com extensa programação, incluindo Dias de Campo em bovinocultura de leite, horticultura, piscicultura, ovinocultura, Simpósio de Ovinocultura e Encontros Técnicos de Ovinocultura e Grãos, este em parceria com a Aprosoja MS, e ainda palestras sobre a ATeG em Agroindústria.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Anahi Gurgel