Mauricio Saito destaca resultados do programa Mais Leite em MS durante encontro no SRCG
Mauricio Saito destaca resultados do programa Mais Leite em MS durante encontro no SRCG
“Aproximadamente mil propriedades rurais em Mato Grosso do Sul, distribuídos em 39 municípios, são atendidas pelo programa Mais Leite, do Senar/MS, mostrando como o desenvolvimento rural é consolidado pela pesquisa científica e pela assistência técnica e gerencial”. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante o 20º Encontro Técnico do Leite realizado, nesta sexta-feira (02), no Sindicato Rural de Campo Grande.
Para um auditório lotado de produtores rurais, lideranças, estudantes e profissionais do setor, Saito citou, como exemplo, os resultados da Cooplaf – Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar, de Terenos, desenvolveram após investimentos em conhecimentos técnicos. “A instituição recebeu, desde sua fundação, diversas capacitações do Senar/MS. Em 2016, o faturamento atingiu 3,5 milhões de reais das 8 propriedades de pequeno porte cooperadas”.
O presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Fachini Filho, abordou, em seu discurso, como o ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços onera o setor. “Reduzindo o tributo, o produtor poderá respirar, principalmente, porque os custos do setor são elevados”.
Do mesmo modo que Saito, Fachini destacou a importância do programa ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, oferecido pelo Senar/MS. “Apenas o conhecimento poderá mudar a realidade deste mercado. Mato Grosso do Sul produz mil litros de leite por vaca anualmente, volume muito inferior à média nacional de 1,5 mil litros ao ano”.
O presidente do Núcleo de Criadores de Girolando, Marcelo Real, falou sobre o desempenho do agro: “Vocês, produtores rurais, fazem a diferença em nosso País”, salientou Real, destacando também a importância da união no Agro.
Em seguida, o secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna, também ressaltou o papel do homem do campo no crescimento econômico do Estado e se referiu ao pedido dos produtores em relação à redução do ICMS. “Se o Estado não promover o diálogo com o campo estaremos fazendo uma política de desenvolvimento desfocada, por isso, participamos destes eventos, com toda nossa equipe”.
Participaram do evento, o diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Nilton Pickler, o diretor executivo da Federação, Lucas Galvan e o diretor-secretário do Sindicato Rural de Campo Grande, Wilson Igi.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul – Ana Brito e Carla Gavilan