Mauricio Saito reforça papel da ciência na consolidação da produção de MS, em Dia de Campo em Ivinhema
Mauricio Saito reforça papel da ciência na consolidação da produção de MS, em Dia de Campo em Ivinhema
Evento foi realizado pelo Senar/MS em parceria com a Fundação MS
O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a Fundação MS realizaram, nessa quinta-feira (1º), o Dia de Campo sobre o cultivo de soja no Vale do Ivinhema. O objetivo foi mostrar aos produtores as possibilidades existentes no mercado e suas tecnologias.
“Esse dia de campo demonstra, aos olhos dos produtores, a importância da cooperação técnica entre as entidades parceiras. Além da necessidade de estudo, temos que pensar na evolução da pesquisa e a integração do empreendedorismo rural com a comunidade científica”, declarou o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito.
O presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, ressaltou a importância da chegada da unidade na região. “A implantação dessa estação da Fundação MS possibilita estabilidade e segurança aos produtores, que têm encontrado um potencial enorme na cultura da soja no Vale do Ivinhema”, diz.
A unidade de 15 hectares da Fundação MS em Ivinhema está instalada na Fazenda São Luiz. A parceria foi possível graças ao trabalho do sindicato rural do município. “Desde outubro do ano passado o trabalho tem sido intenso para análise de fatores, como a escolha das cultivares, condições climáticas, resistência às pragas e época correta de plantio. Estamos animados com a parceria para direcionar a produção”, afirma a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel.
Na propriedade, são analisadas 36 cultivares de soja, além da aplicação foliar de nutrientes, como magnésio, zinco, manganês, cobre e boro. “Necessitamos de tecnologia para poder produzir, já que aqui tem características climáticas específicas, com veranicos e teor de argila no solo e constituição variável. Nesses seis meses de pesquisa já percebemos as mais adaptáveis para região e que garantiram melhores resultados”, apontou o gerente da Fazenda São Luiz, Sidnei de Souza.
Participaram do evento, o diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes; os presidentes dos sindicatos rurais de Jateí, José Pereira da Silva; Vicentina, Valter Dalla Valle; Bataguassu, Manoel Agripino Cecílio de Lima; Glória de Dourados, Edgar Yamato; Fátima do Sul, José Ricardo Casotti; Anaurilândia, Ligia Franciscon Ricardo; Itaporã, Otávio Vieira de Mello; Angélica, Antônio Gisuatto; Dourados, Lúcio Damalia, Nova Andradina, Hemerson Israel dos Santos; e de Santa Rita do Pardo, Florindo Cavalli Neto.
Prestigiaram, ainda, a cerimônia o diretor-executivo da Fundação MS, Alex Melotto; o prefeito municipal, Éder Uilson França Lima; e o deputado estadual, Renato Câmara.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Rodrigo Corrêa