Skip directly to content

Mercado de grãos safra 2015/2016 é tema do Circuito Aprosoja em Dourados

Mercado de grãos safra 2015/2016 é tema do Circuito Aprosoja em Dourados

08/05/2015 - 15:45

É a vez da região da Grande Dourados receber o Circuito Aprosoja, projeto que leva até o produtor rural orientações sobre produção e mercado de soja e milho. Os produtores rurais receberão dia 21 de maio palestra sobre perspectiva econômica e mercado de grãos para o ciclo 2015/2016, conduzida pelo consultor econômico da AgRural, Fernando Muraro Júnior. O Circuito é realizado pela Aprosoja/MS – Associação de Produtores Rurais de Mato Grosso do Sul e nesta etapa conta com a parceria do Sindicato Rural de Dourados.

Na safra 2014/2015 de soja, Dourados plantou 163 mil hectares do grão. A produção superou 457 mil toneladas e obteve produtividade média de 46 sacas por hectare. A estimativa da Aprosoja/MS para o milho é que Dourados alcance 135 mil hectares. Para o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito, a palestra vai trazer o panorama de novas oportunidades para agregar valor ao grão produzido na região. “O agricultor que participa e se atualiza periodicamente se torna mais competitivo e sai na frente”, explica.

O Circuito Aprosoja/MS faz parte da programação da 51ª Expoagro – Exposição Agropecuária de Dourados, que acontece entre os dias 15 e 24 de maio, evento organizado pelo sindicato rural da cidade. Em cada etapa traz diferentes temas com especialistas que levam orientações técnicas agrônomas e financeiras, além de apresentar uma contextualização do mercado em âmbito nacional e internacional.

A iniciativa da Aprosoja/MS tem objetivo de aproximar o especialista do produtor rural. O contato aumenta o conhecimento e amplia as possibilidades para venda de grãos. Deodápolis foi a primeira cidade a receber o projeto este ano e reuniu em abril mais de 300 pessoas no sindicato rural do município.

Em 2014 o Circuito passou pelos municípios de Dourados, Chapadão do Sul, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Amambai, Coxim, Naviraí, Campo Grande, envolvendo a participação de 726 pessoas. “Este ano atenderemos dez municípios e ampliaremos o número de envolvidos no Circuito”, finaliza Saito.

A próxima etapa está marcada para o dia 04 de junho, em Chapadão do Sul.