Skip directly to content

Metodologia do programa de aprendizagem do Senar estimula protagonismo jovem no mercado de trabalho

Metodologia do programa de aprendizagem do Senar estimula protagonismo jovem no mercado de trabalho

11/03/2020 - 08:00

“Aprender fazendo” é a regra básica do Programa Senar Jovem Aprendiz Rural (Seja). Teoria e prática andam de mãos dadas nas aulas da capacitação que acontece em parceria com empresas agropecuárias de Mato Grosso do Sul. A metodologia promove o desenvolvimento profissional de jovens, a formação profissional rural, melhora autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade e ética. Este é o tema da editoria ‘Educação no Campo’ desta semana.

O desafio é preparar o jovem para atender a demanda do mercado de trabalho. As aulas são práticas, lúdicas, e o ciclo de aprendizagem é vivencial. Questões como organização, organograma das empresas, rotinas e gestão também fazem parte da programação do curso.

“Nas aulas de matemática, por exemplo, os alunos aprendem sobre juros simples e compostos e medidas agrárias, e tudo é aplicado no campo com medições de pastos, cilindros, entre outros. No conteúdo de administração rural, eles conhecem todas as etapas da produção, do cultivo ao escoamento, aprendem como abrir e gerenciar uma empresa”, explica a instrutora do Senar/MS, Eionyr Moraes Barbosa.

“Entender sobre produção e a distribuição da matéria-prima da cidade onde moramos, compreender a logística, quantos litros de combustível será necessário para este transporte. A vivência é item obrigatório para a fixação do conteúdo e fundamental para quem pretende atuar na área rural, no comércio ou na indústria”, complementa.

Para Marcos Antônio Simões, que também é instrutor do Seja, a técnica leva situações reais para a rotina de trabalho. “Pensamos estrategicamente em diferentes formas de apresentar o conteúdo para provocar o interesse do aluno e facilitar o aprendizado”, afirma. 

Capacitação gratuita – Além do Seja, o Senar/MS tem no seu portfólio outros programas e Projetos Especiais como o Empreendedor Rural, Mulheres em Campo, Negócio Certo Rural, entre outros.

Ficou interessado? Procure pelo sindicato rural do seu município e confira tudo que o Senar Mato Grosso do Sul oferece gratuitamente à população. Aproveite para conhecer outras linhas de ações oferecidas pela instituição.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque