Skip directly to content

Modelo de excelência em comercialização realizado pelo Senar/MS é implantado pelo SENAR Central

Modelo de excelência em comercialização realizado pelo Senar/MS é implantado pelo SENAR Central

17/08/2018 - 15:15

Durante dois dias, os técnicos foram a campo conhecer os processos de produção e comercialização dos assistidos do Senar/MS

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural recebeu a visita de dois técnicos da Administração Central do SENAR, localizada no Distrito Federal, que atuam na Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial. Os técnicos buscavam conhecer o trabalho desenvolvido no estado pela vertente ATeG Hortifrúti Legal.

A finalidade da visita técnica era ver o funcionamento do trabalho desenvolvido por dois agentes de comercialização do programa em Mato Grosso do Sul; e aplicar as técnicas ao agente novo dentro da metodologia, o denominado executivo de negócios, que atua na negociação dos produtos dos assistidos no Distrito Federal.

“O Hortifrúti Legal é o segundo maior programa da nossa regional, graças ao estímulo dos produtores em querer produzir mais e melhor a fim de abastecer o mercado local, e, também, do interesse no constante êxito da comercialização, resultante do comprometimento da nossa equipe de supervisores e técnicos de campo”, aponta o coordenador do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial (DATeG) do Senar/MS, Francisco Paredes.

Alana Neto é uma das profissionais que faz a interlocução dos grupos assistidos com os estabelecimentos que recebem os alimentos produzidos. “O agente comercializador do Senar/MS não vende o produto, e sim intermedeia. Entre as atribuições desse profissional estão: a realização de uma pesquisa de mercado local, verificação do grupo produtivo, alinhamento com o técnico de campo, para identificar quais as culturas são mais demandadas, e o planejamento do escalonamento dos produtos”, detalha.

A assessora técnica do SENAR Central, Bárbara Evelyn, explica: “A ideia de virmos aqui é justamente por conta do projeto piloto ‘Do Rural à Mesa’, que tem o mesmo perfil do Hortifrúti Legal. O Senar/MS é um modelo de excelência, tanto em termos de volume de produção e de produtores assistidos quanto em termos de ações que são realizadas para os grupos, pensando, principalmente, nesse viés da comercialização”.

O executivo de negócios do SENAR, Luiz Claudio Guabiroba, afirma que “a articulação feita pelo agente de comercialização é algo muito interessante, já que elenca, em conjunto com o grupo assistido, o líder para fazer a oferta dos alimentos. Então o Senar/MS orienta o líder e depois deixa que ele dê continuidade com os demais nesse processo”.

Com a equipe do Programa Hortifrúti Legal, os técnicos do SENAR visitaram um mercado em Campo Grande para conhecimento de pesquisa, e ainda visitaram propriedades rurais de assistidos da ATeG nos municípios de Rochedo e Terenos.

Sobre o Programa ATeG Hortifrúti Legal

Desde 2014, o programa Hortifrúti Legal tem como objetivo desenvolver ações para melhor auxiliar os produtores rurais em suas atividades. Os técnicos do Senar/MS levam orientações do plantio à colheita, a respeito das dinâmicas do mercado (apresentação e comercialização) e sobre os processos de industrialização dos produtos. O foco é o desenvolvimento rural por meio de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, aliado às capacitações do SENAR nas áreas de olericultura, fruticultura e cultura da mandioca.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Rodrigo Corrêa