MS Agro: especialistas projetam economia e falam da educação como agente de transformação
MS Agro: especialistas projetam economia e falam da educação como agente de transformação
Fomentar a discussão de temas estratégicos para a competitividade do agronegócio de Mato Grosso do Sul. Este foi o objetivo do MS Agro 2015, seminário realizado pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja, nesta sexta-feira (27), apresentando como tema ‘Educação – A certeza de um futuro sustentável’. Durante o evento, especialistas abordaram o reflexo da melhora educacional do País, no âmbito econômico e político.
No discurso de boas vindas, o presidente da Federação, Maurício Saito, afirmou que a interdisciplinaridade dos temas discutidos representa um dos pilares da atual gestão. “Buscamos sempre assuntos atuais e, por isso, priorizamos para a edição deste ano palestras referentes ao conhecimento compartilhado. Acreditamos que oferecer reflexões econômicas, políticas e filosóficas, em um mesmo evento, é certamente colaborar de forma eficaz para nossa Instituição e, sem dúvida, para nossa sociedade”, comenta.
Um dos destaques foi o economista, André Perfeito, que acredita na recuperação da economia para o próximo ano. “Deus criou o câmbio para deixar os economistas mais humildes”, brinca Perfeito justificando o receio do especialista em fazer projeção sobre a valorização da nossa moeda no próximo ano. Ele arrisca apostar que o dólar não vai subir com a mesma intensidade dos últimos meses. Na 6ª edição do MS Agro, o economista ministrou a palestra ‘Perspectivas para a economia brasileira em 2016’ e afirmou confiar que podemos esperar uma inflação menos agressiva.
O cientista político e analista de conjuntura política brasileira e internacional, Carlos Melo, proferiu a palestra ‘Crise Política e a Consequência para a Economia Brasileira’ no MS Agro 2015. Melo é articulista do jornal O Estado de São Paulo e autor de vários artigos em revistas especializadas, professor e pesquisador.
O professor Luiz Felipe Pondé, colunista do jornal Folha de são Paulo, doutor em Filosofia pela USP – Universidade de São Paulo e pela Universidade de Paris VII, discorreu sobre como a educação transforma a economia e a política de uma sociedade. “A palavra educação é semelhante a energia, que todo mundo conhece, porém a maioria não presta atenção. Como é um processo de médio e longo prazo, fica relegado a segundo plano”, considerou, reforçando que a educação é econômica, política e moral. “É uma forma de ajudar os jovens a lidar com a comunidade e com a humanidade”.
No final do evento, foi realizado o talk show ‘Educação: A Certeza de um futuro sustentável’, mediado pela jornalista, Salette Lemos, um dos principais nomes do jornalismo econômico, considerando que a profissional é uma das pioneiras no segmento e se destaca por ter sido uma das responsáveis pelo primeiro programa de economia da TV brasileira.
Salette Lemos destacou que o jornalismo econômico evoluiu nos últimos anos, proporcionando ao público maior identificação com a sua realidade diária. “A grande diferença entre o jornalismo atual e o da minha época é que agora a comunicação permite ao leitor/telespectador uma permeabilidade e possibilita que ele se posicione diante da informação econômica”.