Skip directly to content

MS: Campanha contra aftosa é lançada oficialmente em assentamento

MS: Campanha contra aftosa é lançada oficialmente em assentamento

04/05/2015 - 16:00

Lembrando quase uma década do último foco de aftosa em Mato Grosso do Sul, registrado em 2006, o Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (04), a vacinação contra a doença nas regiões do Planalto e do Pantanal. Os presidentes da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, e da Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja de MS, Maurício Saito, estiveram presentes no ato de lançamento, realizado na sede do Assentamento Estrela, no município de Jaraguari, com a imunização simbólica de alguns animais do rebanho de 200 cabeças criadas pelos produtores familiares da região.

“Com a manutenção da nossa sanidade, vamos ter condições de alcançar novos mercados. Isso é responsabilidade de todos os produtores rurais (…). Não podemos comprometer o trabalho realizado ao longo desses dez anos”, ressaltou o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, antes de iniciar a vacinação. Azambuja destacou também a atual situação dos produtores familiares de Mato Grosso do Sul, após ouvir as demandas da Associação dos Produtores Rurais de Jaraguari. “A reforma agrária é muito mais que colocar a família dentro do lote. É preciso dar assistência técnica, organizar o sistema produtivo”.

Mato Grosso do Sul deve imunizar 19 milhões de bovinos este ano e assim manter o atual status de livre de aftosa com vacinação, obtido a partir de 2008. Para o presidente da Famasul, Nilton Pickler, o bom desempenho da vacinação  é resultado da força tarefa exercida por produtores rurais e o governo. “No auge do problema da aftosa, nosso Estado foi muito atingido. O trabalho desenvolvido pelo produtor rural de

forma contínua foi o que levou nosso Estado ao reconhecimento que temos hoje”.

Segundo o diretor da Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Luciano Chiochetta, o lançamento marca o início de um dos procedimentos mais importantes realizado na pecuária de corte. “Hoje temos regras cada vez mais rígidas, mercado e consumidores cada vez mais exigentes quando o assunto é sanidade animal. Para que consigamos manter o nosso atual status, é necessário que cada agente que compõe o agronegócio faça a sua parte”.

Participaram também do lançamento oficial da campanha de vacinação contra febre aftosa o superintendente do Mapa – Ministério da Agricultura e Abastecimento de Mato Grosso do Sul Orlando Baez; o chefe-geral da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Cleber Oliveira; o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; o prefeito de Jaraguari, Vagner Gomes Vilela, ‘Waguinho’ e o secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula, entre outros representantes políticos e do agronegócio.

Aftosa – A vacinação começou no dia 1º de abril na região de fronteira, onde o prazo final é dia 15 de maio e o registro no site da Iagro deve ocorrer até o dia 1º de junho. No Planalto, a vacinação iniciada hoje segue até 8 de junho, com registro até dia 23 de junho. No Pantanal, para os optantes da etapa de maio, iniciou no dia 4 e vai até o dia 17 de junho.

O calendário é diferenciado por determinação da Agência, resultado de estudos epidemiológicos das diferentes regiões produtoras. A mudança na vacinação da aftosa  para todo o rebanho do Planalto, passando de novembro para maio, ocorreu em  2012, atendendo demanda dos produtores e defendida pela Famasul, por ser este o período mais adequado para reunir e vacinar o rebanho das propriedades.

Calendário de vacinação de Mato Grosso do Sul

Fronteira: de 1º de abril até 15 de maio

Planalto: de 4 de maio a 8 de junho

Pantanal: o produtor opta por vacinar no período de 4 de maio a 17 de junho ou de 1º novembro a 15 de dezembro