Skip directly to content

Mulheres do agro de Mato Grosso do Sul recebem homenagem do Sistema Famasul

Liderança

Mulheres do agro de Mato Grosso do Sul recebem homenagem do Sistema Famasul

Evento reconhece e incentiva o protagonismo e a liderança feminina do MS no agronegócio
23/11/2024 - 08:00

O 2º Encontro Mulheres em Campo e 1º Seminário de Liderança Donas do Agro, promovido pelo Sistema Famasul, nesta sexta-feira (22/11), no auditório da Casa Rural, homenageou integrantes do programa Mulheres em Campo, que capacitou e fortaleceu o público feminino em competências de gestão, liderança e empreendedorismo.

O evento contou com 200 participantes e marcou o encerramento do Programa Mulheres em Campo, que neste ano formou 306 alunas, distribuídas em 25 turmas em 20 municípios do Estado. O objetivo do evento foi valorizar e  reconhecer o protagonismo das mulheres no setor agropecuário, que contribuem, significativamente, para a economia e a sustentabilidade regional.

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, deu as boas-vindas às participantes e destacou a importância da participsação feminina no agro.

"Ficamos muito felizes com o sucesso do nosso primeiro encontro e com o avanço que estamos promovendo, que é trazer as mulheres para dentro da Casa. A presença feminina é fundamental para enriquecer nossas discussões e ampliar as perspectivas sobre o setor. Isso é ainda mais importante em um ambiente historicamente marcado por homens. Esse evento é importante para que possamos enxergar o campo de forma mais ampla e diversificada. Agradecemos a presença de todas neste segundo encontro, com um público tão engajado e participativo".

Inspiração

O evento contou com palestras motivadoras e painéis que deram destaques à participação feminina no agronegócio.

Helda Elaine, foi a primeira a subir no palco. A profissional percorre o país por mais de dez anos e palestra sobre temas como educação, cooperativismo agronegócio, liderança, motivação, protagonismo feminino e comportamento.

“Como palestrante, eu me sinto plantando sementes de empoderamento, de protagonismo, de liderança, de fé. Eu vejo que as mulheres estão, cada vez mais, conquistando o espaço delas no agronegócio, nas mais diversas áreas, e através dos sindicatos e das federações as mulheres foram descobrindo o seu real valor, o seu papel, e isso faz diferença no campo, a exemplo desse evento fantástico promovido pela Famasul e pelo Senar que dá oportunidade das mulheres perceberem os seus potenciais".

Superação

A agricultora Ivanir da Silva Pavan, que atua com o agro há 37 anos, é natural do estado do Paraná e reside na cidade de Campo Grande há cinco anos. Ela destacou a importância do evento e dos incentivos recebidos por meio dos cursos promovidos pelo Senar/MS.

“Saimos daqui muito gratificada e motivada, principalmente com tantas histórias de superação, com palestras incentivadoras. Perdi as contas de quantos cursos eu já fiz pelo Senar. A minha fonte de renda eu devo ao Senar porque foi lá que eu aprendi, mas, para isso, eu precisei sair da minha zona de conforto e procurar conhecimento”, disse a agricultora.

Protagonismo feminino no agro

Durante o evento, dois painéis foram apresentados por mulheres que também são protagonistas no agronegócio.

O primeiro painel com o tema “A pecuária e a participação feminina em Mato Grosso do Sul: histórias e vivências”, foi apresentado pela reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, professora doutora Camila Ítavo, pela bacharel em Direito e empresária rural, Maria Aparecida Neves Brandão, e pela administradora e produtora rural Eleíza Moraes Machado, e teve como mediadora a jornalista Camila Jovê. 

O segundo painel com o tema “Agricultoras em Mato Grosso do Sul: propósitos e desafios”, foi apresentado pela agrônoma Malena May, pela médica veterinária e produtora rural, Gislene Garcia de Souza Pereira, e pela engenheira agrônoma Thaíssa Krug Schlatter.

Avaliação e perspectivas

“Estamos satisfeitos com as capacitações que temos levado para o desenvolvimento e conhecimento das integrantes do programa. Para o ano que vem, esperamos conquistar o nosso propósito de ampliação do evento, a fim de que possamos atingir uma quantidade, ainda maior, de participantes, trazendo temas sempre atuais e inovadores”, destacou a coordenadora do programa  Mulheres em Campo, Katiuscia Nasu.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Suelem Fonseca