Skip directly to content

Mulheres no agro: Produtora triplica produção com ajuda do Senar/MS

TRANSFORMANDO VIDAS

Mulheres no agro: Produtora triplica produção com ajuda do Senar/MS

Com gestão organizada, Laura passou a tratar propriedade como empresa.
11/03/2022 - 08:15

Foto: Leandro Abreu/Sistema Famasul

Quando começou a produzir hortifruti em 2014, a produtora rural Laura Nunes, da comunidade São Miguel, em Maracaju, tinha muita dificuldade na escolha da semente ideal e no controle de pragas. Após dois anos de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Horticultura do Senar/MS, a produção triplicou. Esse é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana especial pelo Dia Internacional da Mulher.

“Tem sido gratificante ser mulher e, principalmente, ser mulher negra. Morar em uma propriedade distante da cidade e poder ter a oportunidade de ter a assistência técnica como parceria. Minha propriedade passou a ser a minha empresa. Eu trabalho e ela produz”, comenta.

Laura trocou a vida de professora para empreender no campo. Foi uma das primeiras mulheres da comunidade quilombola de Maracaju a iniciar na produção de hortifruti. Ela se sente orgulhosa como referência e incentiva outras mulheres.

“Eu sei que tem tantas mulheres batalhadoras tanto quanto eu e que têm essa mesma possibilidade de procurar o conhecimento técnico. Fazer com que aquela propriedade produza com qualidade e assim vai gerar renda para a família”, completa.

Com as orientações técnicas do Sena/MS, Laura passou a acompanhar de perto o gerencial da propriedade, tornando uma produção profissional e com lucro. “Antes não tinha nenhuma anotação, nenhum acompanhamento. Não sabia de custo, não sabia de nada. Imaginava e não sabia se estava tendo lucro ou se estava tendo prejuízo. Posso dizer que hoje a minha produção triplicou. O Senar trouxe essa possibilidade de a gente poder ter qualidade de vida. É gigante a diferença que deu depois dos cursos que tivemos”, finaliza.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube, e conteúdos sobre as Mulheres no Campo em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu