Skip directly to content

Na Semana Estadual do Leite, Sistema Famasul fomenta ações para aumento do consumo em MS

Na Semana Estadual do Leite, Sistema Famasul fomenta ações para aumento do consumo em MS

29/05/2018 - 17:15

De palestras à assistência técnica no campo, iniciativas promovem a pecuária leiteira no estado

O superintendente do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Lucas Galvan, participou nessa terça-feira (29) do ‘Leite da Manhã’, evento realizado na sala da Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em alusão à Semana Sul-mato-grossense do Leite.

Galvan destaca que o Sistema Famasul vem intensificando as ações que estimulem essa cadeia no estado. “Estudos do nosso Departamento Técnico observaram que, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos produtores, é visível a evolução da produtividade e os ganhos de gestão. Resultado do empenho dos produtores que buscam tecnologia e gestão”.

O superintendente do Senar/MS afirmou que o desafio do setor é aumentar a produtividade e a rentabilidade, o que exige tecnificação e conhecimento. “Por isso a importância do Senar/MS para a qualificação e capacitação de todos os envolvidos na pecuária de leite, tanto que hoje ofertamos 18 cursos voltados para a Formação Profissional Rural e a Promoção Social relacionados a esta atividade”.

Durante o evento, o secretário da Semagro, Jaime Verruck,  salientou: “Precisamos entender a importância do leite, e mais ainda o maior consumo interno do leite produzido no Mato Grosso do Sul, um alimento importante para a economia e mais ainda para a saúde. O Estado tem feito uma série de medidas para dar melhor competitividade, com estrutura industrial adequada, de tal forma que eleve a produção e o consumo, com o esforço de instituições como o Senar/MS e a Agraer”, observou.

“A cada ano estimulamos uma reflexão da importância do leite nas nossas vidas. Embora Mato Grosso do Sul tenha uma produção significativa e exporta boa parte da produtividade, o consumo interno tem sido pequeno”, afirmou o presidente da ALMS, Junior Mochi.

O deputado é autor da Lei 4.409, de 30 de setembro de 2013, que insere no Calendário Oficial de Eventos do estado de Mato Grosso do Sul, a Semana Sul-mato-grossense do Leite,  a ser comemorada na semana em que ocorrer o dia 1º de junho, no Dia Mundial do Leite. A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial.

Desde 2014, o Senar/MS oferece a metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial Mais Leite, que tem objetivo de contribuir com o desenvolvimento desta cadeia, oferecendo orientação técnica, capacitação e apoio gerencial na atividade. Atualmente 497 propriedades são atendidas em 27 municípios sul-mato-grossenses.

Em Mato Grosso do Sul a média de produção das vacas em lactação é de 3,66 litros/dia, segundo dados do IBGE (2016). Hoje nas propriedades assistidas pela ATeG a média registrada é de 7,38 litros/ vaca/ dia.

Galvan reforça a representatividade do Sistema Famasul no apoio à organização da cadeia produtiva e na valorização do produto. “Temos duas cadeiras na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite de MS – uma do Senar/MS e outra da Famasul; ocupamos um cargo na Comissão Nacional da Pecuária de Leite;  e ainda somos membros do Conseleite - Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso do Sul”.

Mais ações da Semana do Leite

Nessa semana as Escolas Municipais, que participam do Programa Agrinho, em Campo Grande, estão recebendo a palestra “Benefícios do Consumo do Leite”, por meio da parceria do Programa Agrinho e Departamento de Assistência Técnica e Gerencial – DATeG, do SENAR/MS, que tem por objetivo, incentivar o consumo de leite entre as crianças. A iniciativa envolve mais de 800 alunos.

“O assunto é de suma importância, pois além de MS ser forte produtor de leite, tal alimento traz benefícios a saúde em todas as fases da vida, sendo na infância a fase em que o consumo é mais importante. O leite é rico em proteínas, vitaminas e minerais, principalmente o cálcio. Auxilia no crescimento das crianças e formação de seus ossos e dentes, além de ser uma ótima fonte de hidratação”, aponta a coordenadora do Agrinho, Luciana Baumhardt.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Rodrigo Corrêa