Skip directly to content

Nelore de Mato Grosso do Sul conquista primeiro lugar em prova nacional

Nelore de Mato Grosso do Sul conquista primeiro lugar em prova nacional

13/05/2015 - 15:30

Um garrote do município de Bonito (MS), batizado pelo nome de ‘Bitrem da Xaraes’, do criador Geraldo Majella, conquistou o primeiro lugar na 4ª Prova de Desempenho Individual de Touros Nelore. O evento foi promovido pela ANCP – Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, na Vitrine Tecnológica da UFU – Universidade Federal de Uberlândia.

A prova avaliou 70 nelores considerando fatores de ganho de peso médio diário, peso final ajustado para a idade, acabamento de carcaça, área de olho de lombo, perímetro escrotal e biótipo. Geraldo Majella Pinheiro é criador de gado Nelore desde 1957, da Fazenda São Geraldo, no município pantaneiro.

O pecuarista afirma que utiliza o Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore da ANCP há cinco anos em seus animais e isso tem beneficiado a seleção do gado. “Foi a primeira vez que participei da prova. O investimento em genética avaliada contribuiu para o melhor resultado”, avalia.

Para o criador, a conquista do prêmio mostra que o Estado é competitivo também na criação de gado de elite e o trabalho que é feito em sua fazenda está no rumo certo de seleção dos animais. “A prova confrontou gado dos melhores criadores do país. Todos os produtores rurais de Mato Grosso do Sul deveriam participar da também”, destaca Pinheiro.

O presidente da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, reforça que a premiação é um indicativo da potencialidade do Estado. “Já sabemos do reconhecimento em relação à qualidade da nossa carne. E também temos produtores com um plantel de elite que pode fazer frente aos melhores criadores do País”, avalia.

Bitrem da Xaraes está concorrendo também à Prova de Eficiência Alimentar pelo sistema Growsafe, pelo qual o animal é avaliado a partir do que come 24 horas. A prova iniciou no dia 12 de maio e tem duração de 91 dias.

 

Crédito das fotografias –  Arquivo Pessoal do produtor e Assessoria de Imprensa ANCP – Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores