Skip directly to content

No Carnaval o agronegócio também vai pra avenida

No Carnaval o agronegócio também vai pra avenida

13/02/2015 - 16:45

O agronegócio já foi bem representado pelo samba brasileiro em muitas oportunidades. A começar pela representação do nosso ícone popular Carmen Miranda que, com suas famosas frutas tropicais na cabeça,  mostrou ‘o que é que a baiana tem’ ao mundo inteiro.

A relação do mundo agro com o Carnaval não é recente. Em 1956, por exemplo, a Portela ficou em segundo lugar, cantando o enredo: “Riquezas do Brasil”. Na canção, o potencial do setor foi evidenciado: ‘Tendes o campo tão fértil em matéria-prima; E as tuas riquezas invejam o mundo; Jazidas tais e tamanhas; Em teu solo tão fecundo”. Veja o enredo na íntegra, acesse: http://zip.net/bhqNbP

Mais recentemente, em 2013, o sambódromo pode conhecer um pouco mais da vida no campo. Apoiado pela Basf, a Vila Isabel consagrou-se campeã na Marquês de Sapucaí-RJ o samba enredo ‘A Vila canta: o Brasil celeiro do mundo – “Água no feijão que chegou mais um…”’.

Coincidentemente, a escola de samba Beija Flor que ficou em segundo lugar,  também falou do setor rural em seu enredo em 2013, retratando a história do Cavalo Mangalarga Machador.

Para o presidente da Famasul, Nilton Pickler, o universo agro está presente e interagindo o tempo todo com a realidade urbana e tem muitos elementos que podem ser utilizados naquela que é considerada a maior festa popular do Brasil. “O agronegócio com sua diversidade é prato cheio para a criatividade das escolas de samba. Os produtores rurais se sentem satisfeitos quando veem o campo na passarela do samba”, enfatiza.