Skip directly to content

No dia da Equoterapia, MS comemora resultados do projeto que atende 40 crianças em Jardim

No dia da Equoterapia, MS comemora resultados do projeto que atende 40 crianças em Jardim

07/08/2015 - 16:45

Neste domingo (9) é comemorado o Dia Nacional da Equoterapia, um método terapêutico que utiliza o cavalo para auxiliar pessoas com deficiência ou com necessidades especiais a melhorarem qualidade vida. Os resultados verificados pelas equipes formadas por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e equitadores vão desde a retomada da socialização até a melhoria da convivência familiar.

Com o slogan ‘Passos para uma vida melhor’, os resultados do método são notáveis, em Jardim, no interior de Mato Grosso do Sul. Em abril deste ano, o centro de Equoterapia ‘Passo a Passo foi lançado pelo no Sindicato Rural do município. Idealizado pelo engenheiro agrônomo, Paulo Bózoli, foi viabilizado por meio de uma parceria com o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. As atividades são realizadas três vezes na semana e atende 40 praticantes.

Bózoli reforça que é preciso muita dedicação e comprometimento da equipe que atua no centro, visto que impactará no cotidiano do praticante, família e toda comunidade. “O trabalho dos profissionais que prestam atendimento no centro de Equoterapia é essencial para o sucesso do projeto. Temos 40 praticantes que frequentam o espaço semanalmente e que são levados pelos responsáveis. Considerando o envolvimento de outros membros da família teremos uma média de 150 pessoas impactadas diretamente com a melhora destas crianças e adolescentes, sem contar as pessoas que acreditaram na proposta e colaboraram com doações”, detalha.

O agrônomo salienta que o projeto contribui ainda para fortalecer o relacionamento entre o campo e a cidade, por oferecer um serviço eficaz e gratuito. “Temos convenio com a APAE e Pestalozzi aqui da região e atendemos crianças e adolescentes, cujas famílias não teriam condições de pagar pela terapia. Então considero uma oportunidade do sindicato rural consolidar sua responsabilidade social com a sociedade”, conclui.

A iniciativa representa um alívio para a dona de casa Claudia Valéria Stravis, mãe de Vinicius Rogério, de 11 anos, que nasceu com paralisia cerebral.  Vinicius é o aluno número 1 do centro. “Há quatro anos ele fez dez sessões de equoterapia em uma clínica particular, mas como o procedimento era muito caro ele não fez mais”, destaca Cláudia. A mãe de Vinicius ressalta o rápido desenvolvimento obtido com o tratamento inicial. “Com essas sessões feitas há quatro anos, ele obteve a abertura das pernas e, com isso, conseguimos evitar uma cirurgia”.

Resultados gratificantes – A fisioterapeuta Elaini Biscaro trabalha desde o início das atividades do Passo a Passo e relata que a Equoterapia é uma terapia diferenciada, por ser realizada em contato direto com o cavalo e ao ar livre. “O desenvolvimento é rápido e positivo para os praticantes e o mais gratificante é ouvir dos responsáveis, que os pacientes melhoraram o caminhar, o falar e estão mais alegres”, comenta. A profissional acrescenta que teve o primeiro contato com o método ainda na faculdade: “Participei de um estágio quando era acadêmica e desde então me encantei com o trabalho e a evolução dos resultados verificados ao término de cada sessão”, acrescenta.

O responsável pelo cuidado dos cavalos é José Martins Bogarim, que há 15 anos trabalha no manejo com os animais. Ele enfatiza que os praticantes ganham equilíbrio e confiança, logo após as primeiras sessões. “Eu cuido do condicionamento do cavalo e avalio qual o perfil ideal para cada criança, pois, são casos diversificados. Minha experiência com doma racional ajudou bastante, mas, participei de uma especialização no Ande Brasil em dezembro do ano passado e atualmente sou um dos 11 profissionais especializados no Estado”, esclarece.

Para a fonoaudióloga Tania Cristina Machado Santana, outra contribuição importante da equoterapia é comprovada na interação familiar dos praticantes. “Sempre recebemos retorno dos pais e mães sobre o comportamento dos filhos. São melhoras na postura, sono, comportamento e até mesmo no combate a depressão”, pontua a especialista. “O mais interessante é que a terapia realizada com cavalos gera um sentimento de confiança nos praticantes que aprendem a lidar positivamente com as relações sociais”, argumenta.

O superintendente regional do Senar, Rogério Beretta avalia que os resultados conquistados em pouco mais de três meses consolidam o compromisso da instituição em melhorar a qualidade de vida da população. “Os sindicatos rurais e as equipes de profissionais que integram a equipe de equoterapia são protagonistas deste projeto que modifica e melhora a vida de muitas pessoas. O trabalho realizado pelo grupo de Jardim tem estimulado outros municípios a participar e já temos 10 sindicatos que sinalizaram interesse de montar o centro”, revela.