Skip directly to content

Nota Oficial

Nota Oficial

17/09/2020 - 14:45

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) manifesta total solidariedade à comunidade pantaneira diante dos incêndios florestais, que atingem uma extensa área da região, e reitera o reconhecimento ao fundamental papel do homem pantaneiro na preservação do Pantanal.

Com mais de 270 anos de história, os pantaneiros conciliam preservação ambiental e pecuária sustentável, viabilizando a conservação ambiental deste importante Bioma que, com 86% da sua área preservada, é o ecossistema mais protegido no Brasil.

Entretanto, fatores como seca prolongada, altas temperaturas, baixa umidade do ar e vegetação com características de alta combustão, somados à dificuldade de acesso, favoreceram os incêndios, naturais ou acidentais, que avançam extremamente rápido, tornando mais desafiador o trabalho feito arduamente pelas equipes que estão na linha de frente deste combate.

Reforçamos nosso apoio, confiança e respeito à trajetória dos pantaneiros, que fazem da preservação ambiental o principal pilar de sustentação para a viabilidade econômica deste Bioma, Patrimônio Natural da Humanidade.