Skip directly to content

Nova Alvorada do Sul reforça atuação feminina no sindicalismo rural

Nova Alvorada do Sul reforça atuação feminina no sindicalismo rural

24/01/2015 - 17:00

A determinação feminina exercida na atuação das líderes rurais em Mato Grosso do Sul foi destacada pelos representantes políticos e rurais durante a confraternização de posse e comemoração do 16º aniversário do Sindicato Rural de Nova Alvorada do Sul, realizada neste sábado (24), no Rotary Club, do município. O diretor secretário do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Ruy Fachini e o superintendente do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Rogério Beretta, participaram do evento.

A presidente reeleita, Telma Menezes de Araujo, reforçou a necessidade da união do setor produtivo em sua nova gestão que irá até 2018. “Agradeço a força e a credibilidade com que os produtores rurais de Nova Alvorada do Sul me presenteiam e reforço que a nossa diretoria tem garra e dedicação para trabalhar todas as questões que prejudicam o setor em nosso município”, destacou. Com Telma, Mato Grosso do Sul conta com seis mulheres à frente dos sindicatos rurais: Terezinha Cândido de Souza, do Sindicato Rural de Coxim; Edy Elaine Tarrafel, de Ivinhema; Ligia Fransciscon Ricardo, de Anaurilândia; Maria Neide Casagrande, de Tacuru, e Roseli Ruiz, de Antônio João.

No comando da instituição desde 2009, Telma foi amplamente elogiada pelas presidentes de outros sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul que prestigiaram a posse, sendo considerada um exemplo para as demais lideranças do Estado. “Ela é comprometida não apenas com a classe rural e sim com toda a sociedade”, salientou a presidente do Sindicato Rural de Coxim, Terezinha Cândido.

Para a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema, Edy Elaine, superação é a palavra que define o perfil de Telma. “Acompanho o trabalho dela de perto e vi que mesmo quando ela estava debilitada por conta de uma grave doença, hoje já curada, ela foi guerreira e manteve seu trabalho”, ressalta.

O diretor secretário do Sistema Famasul, Ruy Fachini, relembrou o apoio do Sindicato durante a manifestação pacífica dos produtores rurais realizada em junho de 2013 em prol das soluções para os problemas fundiários. “A presidente Telma e sua diretoria nos ajudou na organização do movimento que uniu mais de cinco mil produtores e que teve repercussão nacional e internacional”.

Para o superintendente do Senar, Rogério Beretta, a diretoria reeleita reconhece a importância da capacitação dos trabalhadores rurais. “A relevância da educação no meio rural é perceptível aqui em Nova Alvorada do Sul. Exemplo disto é que foram capacitados mais de mil trabalhadores rurais nos cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social em 2014 pela entidade, por intermédio do Sindicato”.

Representando o Secretário de Governo de MS, Eduardo Riedel, o assessor Daynler Martins Leonel, falou do papel fundamental exercido pelos produtores rurais na política sul-mato-grossense. “Temos agora em Mato Grosso do Sul um Governo participativo e que quer ouvir diretamente do produtor rural suas demandas, suas prioridades e, por isso, a união é fundamental. Temos aqui, em Nova Alvorada do Sul, um exemplo de participação ativa dos produtores rurais, representados pelo sindicato”.

Participaram também do evento em Nova Alvorada do Sul, o prefeito Juvenal Neto, o vereador Adelino Barbosa, o presidente do Sindicato Rural de Fátima do Sul, Roberto Vasconcelos, entre outros representantes.