Skip directly to content

Nova regulamentação para a qualidade do leite já entrou em vigor

Nova regulamentação para a qualidade do leite já entrou em vigor

30/05/2019 - 19:00

A partir desta quinta-feira (30), passa a valer a nova regulamentação referente ao setor do leite. As Instruções Normativas 76 e 77 do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresentam novas regras de produção, transporte, acondicionamento e armazenamento que especificam os padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e tipo A.

O diretor-tesoureiro da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Marcelo Bertoni, alerta para que os produtores fiquem atentos às adequações. “As IN´s se referem aos critérios para a produção de leite de qualidade e que ofereça segurança ao consumidor, além de descrever as características e qualidade do produto para a indústria. Os processos envolvem uma nova organização da propriedade, e requerem boas práticas de produção, além das capacitações dos trabalhadores rurais responsáveis pelo manejo cotidiano”.

Através dos cursos e da ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, os produtores podem receber orientações relacionadas às mudanças. “Com a ATeG em Bovinocultura de Leite, são atendidos no estado cerca de 850 propriedades rurais em 50 municípios. Os produtores têm acesso a capacitações que informam sobre as exigências das normas. A nova regulamentação assegura a melhoria dos processos de qualidade do produto”, afirma o coordenador técnico, Nivaldo Passos.

A nova regra foi publicada pelo MAPA em novembro de 2018. A partir deste dia 30 de maio de 2019, produtores e empresas que beneficiam o leite terão que obedecer as novas legislações. Para conhecer, na íntegra, o conteúdo das instruções normativas, clique aqui.

Representatividade Rural – Atualmente, o Sistema Famasul participa de mais de 137 conselhos, comissões e comitês relacionados ao agro, isso demonstra a representatividade dos nossos produtores rurais. Todas as quintas-feiras, são divulgadas ações, agendas e análises de assuntos pertinentes ao setor produtivo. Acompanhe!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis