Skip directly to content

Novidades em evento gastronômico agradam de nutricionista a produtor rural

Novidades em evento gastronômico agradam de nutricionista a produtor rural

30/06/2015 - 17:15

Movimento de vai e vem de pessoas, de curiosos a experientes chefs de cozinha. Esse é o fluxo da Semana Nacional de Gastronomia e Turismo, que acontece entre os dias 29 de junho e 2 de julho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Além de acompanhar as receitas realizadas pelos chefs vindos dos quatro cantos do País, demonstradas ao vivo para o público, os visitantes estão literalmente fazendo a feira e se deliciando com o cardápio da Cozinha Pantaneira, atrações levadas ao evento pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Milho verde, mandioca, abóbora, feijão de corda, limão, quiabo e jiló são alguns dos vegetais comercializados em um ambiente reproduzindo as feirinhas de rua. São produtos cultivados por um grupo de produtores familiares assistidos pelo programa Hortifruti Legal, inciativa do Senar/MS que oferece capacitação, gestão da propriedade e assistência técnica qualificada. Os vegetais disponíveis para comercialização são cultivados nos assentamentos Santa Mônica, Paraiso, Patagônia e Nova Querência no município de Terenos.

A produtora rural, Adelaide Vieira, veio de Bonito/MS para conhecer o evento e aproveitou a visita para comprar feijão de corda. “Achei excelente esta ideia de mostrar o trabalho dos produtores, ofertando os produtos para venda. É uma iniciativa que demonstra a efetividade das ações desenvolvidas pelo Senar, valorizando também a trajetória do homem do campo”. As vendas do primeiro dia foram animadoras para os produtores participantes.

Segundo o gerente de comercialização do programa Hortifruti Legal, Wilki Richard do Nascimento, no primeiro dia de evento (29) quatro produtores foram escalados para levar a produção e mais três farão revezamento no fornecimento dos vegetais. “Temos aqui uma ótima oportunidade de mostrar a produção dos assentamentos de Mato Grosso do Sul e esclarecer os visitantes sobre a importância da agricultura familiar”. E o melhor de participar de um evento como esse: os expositores podem se tornar fornecedores. “É muito gratificante interagir com o público e já fomos procurados por empresários de restaurantes interessados em adquirir os produtos regularmente”, relatou Nascimento.

A nutricionista Juliane Rosa, moradora de Campo Grande, ficou sabendo da Semana de Gastronomia pela internet e resume bem o resultado de um trabalho conjunto entre as entidades. “O que me chamou atenção foi a ação conjunta do Sebrae, que detêm a visão de mercado, e do Senac e Senar, que são especialistas em cursos e treinamentos. Com este evento, as instituições estão promovendo o estímulo a produção local e fortalecendo o elo entre produtores, comerciantes e o consumidor final”, avaliou.

Para a consultora e especialista em Segurança Alimentar, Simone Demenciano, o evento possibilita a valorização da culinária regional e promove visibilidade nacional e internacional. “O que estamos testemunhando aqui é o incentivo dos profissionais que atuam no segmento de alimentação, independente do tamanho do negócio. Eu conheço o trabalho do pessoal Broto Frutos do Cerrado e considero de alta qualidade.  O grupo começou na agricultura familiar e já representou nosso Estado em um evento realizado em Nova York”, destacou.

O Hortifruti Legal é realizado pelo programa de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural e começou em outubro do ano passado, atendendo 32 produtores familiares de 10 assentamentos da região. A metodologia que inclui orientação e capacitações levou a equipe a desenvolver um projeto de intermediação para venda da produção, iniciado em dezembro.

Além da feirinha, que tem produtos como queijos, bolos e pães com ingredientes regionais, outra atração é a cozinha de comitiva montada pelo Senar/MS. Com um cardápio como arroz carreteiro, macarrão frito e farofa de carne seca, os visitantes fazem fila pra conhecer o ambiente, montado nos fundos do pavilhão.

Serviço – A Semana Nacional de Gastronomia e Turismo acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, na Capital, entre os dias 29 de junho e 02 de julho. Durante os quatro dias de evento, serão oferecidos ao público palestras, rodadas de negócios, consultorias, mostra de agricultores, cozinha show, além do Enchefs e a entrega do Prêmio Dólmã, o prêmio máximo da gastronomia brasileira. A entrada é gratuita e aberta ao público. Para participar é preciso fazer o credenciamento no sitewww.ms.senac.br/sngt ou no local do evento.