Skip directly to content

Palestras técnicas, dia de campo e tecnologias despertam interesse no setor florestal

Palestras técnicas, dia de campo e tecnologias despertam interesse no setor florestal

05/06/2015 - 14:30

Três Lagoas, considerada a capital da celulose, foi o cenário ideal para a realização do  seminário “Biomassa para energia – novas oportunidades de negócios”, com produtores rurais, estudantes e técnicos do município e da região, os temas debatidos e as tecnologias apresentadas despertaram o interesse dos participantes em entrar, permanecer e investir neste segmento sustentável. ” O evento do Mais Floresta foi uma excelente oportunidade que encontrei para saber novidades sobre o setor e estreitar contatos com clientes da região”, afirmou o gerente da empresa Alfa e Ômega, William Santos, que é especializada em produção de mudas nativas e projetos de educação ambiental, em Três Lagoas.

O evento foi realizado pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Paulo Cardoso Comunicações, entre os dias 2 e 4 de junho, na feira Três Lagoas Florestal e começou com um dia de campo em uma propriedade da empresa Fíbria, localizada a 27 quilômetros da cidade, prosseguindo no período vespertino com uma série de palestras com pesquisadores especialistas em plantio, produção e comércio do setor florestal.

Santos explicou que foi a primeira vez que participou de um seminário do programa e acredita que foi produtivo, por aliar conhecimentos e ampliar a rede de contatos comerciais. “As palestras proporcionaram esclarecimentos e informações atualizadas, por isso, acredito que foi importante para nosso município que é chamado de capital nacional da celulose”, reforçou.

Panorama Biomassa de eucalipto – A produção de biomassa foi o enfoque da maioria das palestras e na avaliação da palestrante, Ana Gabriela Monnerat Bassa, engenheira florestal e especialista em Melhoramento Genético e Recursos Florestais, apesar de ser uma atividade recente, o plantio de florestas energéticas é uma perspectiva ambiental sustentável. “Temos bons solos, clima adequado e condições de desenvolver material genético de qualidade. No entanto, o produtor que pretende trabalhar neste setor precisa estar atento para um planejamento detalhado sobre o manejo, que envolve desde o espaçamento ideal da área plantada até a densidade da madeira”, relatou.

O palestrante Antônio Felipe Domansky dos Reis, engenheiro agrônomo, ofereceu informações ligadas ao trabalho de consultoria que presta nas áreas de correção e fertilidade do solo, adubação e nutrição vegetal em sistemas agrossilvipastoris. Já o sócio-diretor da Consulfor, Márcio Funchal fez considerações sobre Geração de energia com biomassa no Brasil. Para concluir os destaques voltados ao segmento empresarial, Edson Barbosa da Silva, consultor da Inflor, apontou destaques de geração e análise de indicadores e administração de pessoas para empresas de pequeno, médio e grande porte, compartilhando experiências em todas etapas de produção de floresta.

O empresário Carlos Mercadante assistiu todas as palestras e afirmou estar satisfeito com as explicações. “Tenho uma empresa de mecânica para usinas e achei importante saber o que há de novo no mercado florestal. Penso que eventos como estes devem ser divulgados para estimular novas oportunidades de negócios aqui em Três Lagoas”, argumentou.

Resultados de pesquisas científicas também foram apresentados pelo professor titular da UFCG – Universidade de Campina Grande (PB), Carlos Roberto de Lima, que traçou um panorama da Biomassa florestal no planejamento estratégico no Estado.

A acadêmica de agronomia da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Cassilândia, Fernanda Maria Matos, contou que já é o segundo evento do Mais Floresta que acompanha. “Participei do seminário em Cassilândia voltado ao setor de seringueira e por isso, resolvi participar deste que fala de Florestas. Acredito que é muito importante aproveitarmos estas iniciativas que oferecem informações oferecidas na grade curricular do curso”, considerou.