Skip directly to content

Panoramas sanitários e econômicos são destaques no VI Fórum PNEFA/MS

Panoramas sanitários e econômicos são destaques no VI Fórum PNEFA/MS

Evento realizado na Famasul reuniu autoridades, produtores, especialistas e profissionais do agro.
22/11/2023 - 19:00

Na tarde desta quarta-feira (22), o auditório do Sistema Famasul recebeu a 6ª edição do Fórum PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa), realizado pelo Comitê Gestor Estadual. O evento debateu as perspectivas econômicas e a continuação do planejamento estratégico do PNEFA. O diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella, participou do encontro e destacou o trabalho dos produtores rurais e dos órgãos fiscalizadores que qualificaram Mato Grosso do Sul para buscar o status livre de aftosa sem vacinação.

“Quero agradecer as décadas de trabalho realizado em conjunto da Iagro, Sistema Famasul, SFA, governo do estado por meio da Semadesc e produtores rurais. Juntos conseguimos subir tantos degraus em tão pouco tempo”, disse Stella.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, lembrou que o trabalho das instituições responsáveis pela fiscalização continua dentro e fora da porteira.

“O Fórum tem esse papel de identificar todos os principais problemas que ainda temos para que a gente tenha a tranquilidade e efetivamente manter Mato Grosso do Sul sem vacinação”, destacou Verruck.

Com transmissão ao vivo no Youtube pelo canal do Sistema Famasul, o VI Fórum PNEFA ainda contou com palestras que contribuíram com a discussão do tema. Frederico Stella falou sobre Mato Grosso do Sul no novo status de zona livre de Febre Aftosa sem vacinação. Daniel Ingold, diretor presidente da Iagro e Elvio Patatt Cazola, chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal da SFA/MS apresentaram sobre as ações do poderes públicos federal e estadual no Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa. A experiência da retirada da vacina contra a doença no Paraná foi tema do gerente de saúde animal da Adapar/PR, Rafael Dias.

Após as palestras, o gerente técnico da Famasul, José Pádua, mediou um debate entre os convidados.

Também participaram do evento o secretário executivo da Semadesc, Rogério Beretta; o superintendente de agricultura em Mato Grosso do Sul, José Antônio Roldão; o presidente do Conselho de Delegados da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal), Hugo Idoyaga; o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, Guilherme Bumlai; o presidente da Associação Sul Matogrossense de Suinocultores, Milton Bigatão; o presidente da Associação Brasileira de Pecuária Orgânica, Eduardo Cruzetta; o superintendente da Novilho Precoce/MS, Alexandre Guimarães; os presidentes de sindicatos Rurais, Antonio Silvério, de Camapuã; Marco Antonio Guimarães, de Maracaju; Fábio Macedo, de Paranaíba; Bruno Dias, de Três Lagoas; além dos vice-presidentes do Sindicato Rural de Bandeirantes, José Rodrigues Pereira e Eduardo Monreal, de Campo Grande. 

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - José Pereira