Skip directly to content

Papel semente vira hortaliça na proposta sustentável da Bienal da Agricultura

Papel semente vira hortaliça na proposta sustentável da Bienal da Agricultura

29/07/2015 - 16:45

Você já imaginou ir a um evento e depois plantar o material recebido? Esta é uma das propostas alinhada aos mais atuais conceitos de sustentabilidade que farão parte da comunicação da Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, a maior vitrine do agronegócio do Centro-Oeste, que acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

O crachá, o voucher do almoço, o bolso interno da pasta e até mesmo a capa do bloco de anotações que compõe o kit do evento foram produzidos em papel semente, um material reciclado, ecológico e artesanal que poderá ser plantado. “A sustentabilidade é um dos temas mais atuais para o setor e está em todas as discussões do evento. A ação de plantar o material do kit está inserida no entendimento do setor sobre a necessidade de todos nós assumirmos essa responsabilidade”, ressalta o presidente da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler.

“É muito interessante saber que o papel usado no evento poderá ser comido posteriormente”, brinca Pickler, referindo-se ao fato que as sementes plantadas vão germinar em hortaliças. O papel da capa do bloco de anotação é feito de semente de rúcula, o crachá e o bolso interno da pasta de semente de agrião, enquanto que o voucher do almoço é feito com semente de manjericão.

Além do papel semente, a Bienal da Agricultura também vai distribuir uma caneta biodegradável, fabricada com bioplástico feito de amido de milho. O copo disponibilizado no evento também é ecológico, fabricado totalmente com fibras virgens e sem uso de químicos branqueadores, que não agride o meio-ambiente e pode ser reutilizado.

Outra escolha com base na sustentabilidade é a sinalização do centro de convenções durante a Bienal, que ao invés dos tradicionais materiais impressos será toda feita em telas de led, uma comunicação visual pensada para evitar resíduos materiais. Com este mesmo objetivo, todas as informações do evento estarão no Aplicativo Bienal da Agricultura, disponível no App Store e Play Store durante a Bienal. O aplicativo contará com toda a programação da Bienal, a biografia dos palestrantes, notícias relacionadas ao evento e vai permitir a interação com o público que poderão fazer suas perguntas durante o debate pelo celular.

Sobre a Bienal – A Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central é vitrine do agronegócio da região Centro-Oeste. Traz para discussão os temas mais emergentes do setor e já está na agenda dos principais eventos agro do País. A vitrine do agronegócio vai mostrar as potencialidades do setor no Centro-oeste, considerado o eixo do agronegócio. É realizada a cada dois anos, rotativamente nas capitais dos Estados do Centro-oeste. A primeira ocorreu em Goiânia, a segunda em Cuiabá e agora é a vez da capital sul-mato-grossense. A Bienal é organizada pelas federações de agricultura e pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Mato Grosso (Famato), Goiás (Faeg) e Distrito Federal (Fape-DF).

A Bienal tem patrocínio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Monsanto, Bayer, Dow, Basf, Governo Federal, Caixa Econômica Federal e OCB Centro-Oeste – Organização das Cooperativas do Brasil.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado de MS, da Aprosoja/MS, da Fundems – Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja, da Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, da Abrass – Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja, do Sicredi e do Banco do Brasil.

Conta também com o apoio institucional do Crea/MS – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, da Embrapa e da Fundação MS e é realizado em parceria com o SBA – Sistema Brasileiro do Agronegócio, com a TV Morena, com o SBA – Sistema Brasileira do Agronegócio, com a UCDB e com a Revista Granja. Para mais informações, acesse www.bienaldaagricultura.com.br ou baixe o aplicativo da Bienal da Agricultura disponível no App Store e Play Store.