Skip directly to content

Parceiros somam forças e lançam Caravana da Saúde em MS

Parceiros somam forças e lançam Caravana da Saúde em MS

17/03/2015 - 16:30

Descentralizar serviços, regionalizar atendimentos e humanizar a saúde é a proposta da Caravana da Saúde, que atenderá 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul com consultas, palestras, exames e cirurgias com estrutura móvel. O programa é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com pelo menos 30 entidades entre elas o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O lançamento foi feito na tarde desta segunda-feira, 16, em Campo Grande.

São 170 profissionais da saúde que atenderão a população dentro de 14 veículos equipados para a realização de exames como HIV, mamografia, ultrassonografia, cirurgias eletivas ginecológicas, ortopédicas, oftalmológicas, consultas odontológicas, pediatria, neurologia e cardiologia além de palestras que abordam a saúde da mulher e do homem. “O Sistema Famasul tem orgulho em fazer parte de um programa que cuida da prioridade da população, a saúde. De forma ágil e organizada, a Caravana reduz o tempo de espera de 18 mil pessoas que estão na fila para cirurgias no Estado”, ressalta o presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler.

Além das visitas feitas pela Caravana, o programa também entregará equipamentos hospitalares aos principais hospitais do Estado. “O sonho que era individual agora é coletivo. De forma espontânea entidades e empresas somaram ao projeto e graças à vontade conjunta de mudar o quadro da saúde é possível atender à reinvindicação unânime da população”, exalta o governador de MS, Reinaldo Azambuja.

Para 2015 estão programadas 11 visitas. A primeira parada será em Coxim, no dia 29 de março, e abrange os municípios de Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora que fazem parte da microrregião. Especialistas em saúde fizeram uma análise da região e elencaram as prioridades da população.

Participaram do lançamento oficial da Caravana o Governador Reinaldo Azambuja, acompanhado pela primeira dama do Estado, Fátima Azambuja, a vice-governadora, Rose Modesto, além do presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler, o secretário estadual de saúde, Nelson Tavares, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi e lideranças políticas e representantes das entidades envolvidas.