Skip directly to content

Pesquisa, ciência e tecnologia potencializam agricultura na região mais produtiva do Brasil

Pesquisa, ciência e tecnologia potencializam agricultura na região mais produtiva do Brasil

22/06/2015 - 14:15

O dia começa com sol intenso, de repente a umidade diminui, a temperatura dos termômetros cai e, finalmente, a noite inicia com chuvas que alagam lavouras. Mesmo diante de tantas mudanças climáticas, agricultores do Centro-Oeste conseguem colher em média 3,3 mil quilos de grãos por hectare, o que corresponde a 56 sacas e posiciona a região no topo do ranking de produtividade no Brasil. Como isso é possível? A questão será respondida durante a Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, que acontecerá nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande/MS.

Nesta edição, a Bienal da Agricultura é realizada pela Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Famato – Federação de Mato Grosso, Fape – Federação do Distrito Federal, Faeg – Federação de Goiás e conta com o apoio da Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja e Milho.

Para resistir às mudanças climáticas, produtores optam por variedades de sementes mais resistentes e alternativas no manejo do solo, resultado de pesquisas que aliam tecnologia e agricultura e que, na prática, potencializam a produção na região. “Hoje, o produtor aplica sistemas como o plantio direto e integra lavoura, floresta e pecuária na mesma propriedade, usa Drones para monitorar as áreas de cultivo e investem em inovações que geram excelentes resultados”, explica o analista de grãos da Aprosoja/MS, Leonardo Carlotto.

Considerado um dos principais eventos do setor no país, a Bienal traz como tema “Conectando o campo a cidade”. O evento é destinado a empresas do setor, estudantes, produtores, técnicos e o público interessado no agronegócio. Além da ciência e tecnologia, outros temas como competitividade na agricultura, climatologia, educação, também serão debatidos. Na programação ainda consta palestra, seminários, fóruns e encontros.

Sobre a Bienal – A Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central é vitrine do agronegócio da região Centro-Oeste. Traz para discussão os temas mais emergentes do setor e já está na agenda dos principais eventos agro do País. A vitrine do agronegócio vai mostrar as potencialidades do setor no Centro-oeste, considerado o eixo do agronegócio. É realizada a cada dois anos, rotativamente nas capitais dos Estados do Centro-oeste. A primeira ocorreu em Goiânia, a segunda em Cuiabá e agora é a vez da capital sul-mato-grossense. A Bienal é organizada pelas federações de agricultura e pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Mato Grosso (Famato), Goiás (Faeg) e Distrito Federal (Fape-DF).

A Bienal tem patrocínio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Monsanto, Bayer, Dow, Basf, Governo Federal, Caixa Econômica Federal e OCB Centro-Oeste – Organização das Cooperativas do Brasil.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado de MS, da Aprosoja/MS, da Fundems – Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja, da Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, da Abrass – Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja, do Sicredi e do Banco do Brasil.

Conta também com o apoio institucional do Crea/MS – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, da Embrapa e da Fundação MS e é realizado em parceria com o SBA – Sistema Brasileiro do Agronegócio, com a TV Morena, com o SBA – Sistema Brasileira do Agronegócio, com a UCDB e com a Revista Granja. Para mais informações, acesse www.bienaldaagricultura.com.br ou baixe o aplicativo da Bienal da Agricultura disponível no App Store e Play Store.