Skip directly to content

Plano de Controle Biológico de Pragas e Doenças é tema de Wokshop em Campo Grande

Plano de Controle Biológico de Pragas e Doenças é tema de Wokshop em Campo Grande

12/09/2016 - 09:30

Pesquisadores que atuam no desenvolvimento de agentes naturais para combater pragas agrícolas e de outras culturas reúnem-se no I Workshop de Controle Biológico, nos dias 13,14 e 15 de setembro em Campo Grande para apresentar e discutir os principais avanços e novidades sobre o assunto em Mato Grosso do Sul. O evento é realizado pela Fundação MS, conta com o apoio do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

A introdução de sementes transgênicas na agricultura brasileira aconteceu no fim da década de 90, como alternativa para evitar o ataque de doenças e pragas às plantações. Décadas se passaram e, no entanto, produtores preocupam-se com a resistência cada vez maior dos insetos e buscam outros meios para a manutenção da lavoura sem o uso de inseticidas. O controle biológico consiste na redução das populações de organismos que atacam florestas, plantas e diferentes culturas, com relação direta com a colonização de inimigos naturais das diversas pragas e doenças, e a sua liberação em lavouras atacadas.

O Workshop é aberto a pesquisadores, técnicos, produtores e acadêmicos de programas pós-graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais, Biotecnológicas, Biológicas e afins. As demandas fitossanitárias das culturas da soja, milho, algodão e cana-de-açúcar estarão em pauta, assim como as florestas plantadas e a zoofitossanidade na pecuária.

Também são realizadores do Workshop a UCDB – Universidade Católica Dom Bosco, Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e o apoio da Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Programação

A pesquisadora Ana Carolina Pires Veiga (Fundecitrus) é uma das convidadas para o evento. Ela abordará o “Controle Biológico da Diaphorina citri – caso de sucesso Fundecitrus”. Rose Monnerat Solon de Pontes (Embrapa-DF) abordará o uso do Bacillus thuringiensis para controle de pragas e vetores; Adeney de Freitas Bueno (Embrapa-PR) com o controle de percevejos da soja; Cirano José Ulhoa (Universidade Federal de Goiás), que trará aos participantes informações sobre a utilização de fungos; e Antônio Euzébio Goulart Santana (Universidade Federal de Alagoas) com o tema “Utilização de feromônios no controle de Diatrea saccharalis”.

Ainda integram os debates, representantes da Sepaf/MS – Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Imasul – Instituto de Meio Ambiente de MS, Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Fundect.

Inscrições

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas. Os interessados, primeiramente, devem cadastrar-se no sistema de eventos da Embrapa (http://bit.ly/2ccTAJ4). Após o cadastro, efetuar a inscrição no portal do Workshop (http://hidra.cnpgc.embrapa.br/wcb2016/).