Skip directly to content

Plataforma de qualidade bonifica produtor rural e garante carne ainda mais saudável

Plataforma de qualidade bonifica produtor rural e garante carne ainda mais saudável

08/03/2017 - 14:30

Com 19 milhões de cabeças de gado de corte, Mato Grosso do Sul que ocupa a segunda colocação no ranking de produção, foi o Estado escolhido pela CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil para o lançamento da inédita ‘Plataforma de Qualidade – Carne Bonificada’. A ferramenta garante a produção de carne segura, de qualidade e atestada pelas associações de cada raça e foi apresentada durante a abertura da Dinapec – Dinâmica Pecuária, nesta quarta-feira, dia 08 de março, na sede da Embrapa Gado de Corte.

Para o presidente da CNA, João Martins, a ferramenta possibilitará que a carne comercializada dentro e fora do país seja ainda melhor. “O Brasil deu um salto fantástico na produção pecuária nesses últimos anos. Nós fornecemos carne para mais de 100 países do Mundo. Atendemos países muito exigentes, no quesito qualidade, não muito diferente do público nacional. A ideia é que a cada dia, o produto ofertado, tanto no mercado interno como externo, seja diferenciado”, ressaltou.

Com apenas cinco passos, o produtor rural terá uma carne segura – alto índice de fiscalização, certificada – atestada pelas associações de cada raça, e ainda ser bonificado por isso. O primeiro é fazer um cadastro no endereço rastreabilidade.cnabrasil.org.br; depois verifica os requisitos necessários e adere aos programas; na sequência, envia os animais para o abate nos frigoríficos credenciados; o técnico da associação valia, certifica e autoriza a utilização do selo e por fim, o produtor recebe a bonificação em dinheiro pelas carcaças.

“Nessas quatro últimas décadas, nossa pecuária cresceu aproximadamente 130% e dentre os principais produtos exportados 20,24% é de carne. O sistema soma no trabalho do produtor rural no campo e chega à mesa do consumidor com alimento de qualidade”, ressalta o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária, Mauricio Saito, durante o evento.


Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul – Ellen Albuquerque