Skip directly to content

Polos presenciais registram 65 pessoas na fila de espera por curso de Técnico em Agronegócio

Polos presenciais registram 65 pessoas na fila de espera por curso de Técnico em Agronegócio

22/04/2015 - 16:00

As aulas do curso Técnico em Agronegócio oferecido pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ainda não completaram dois meses e os três polos presenciais, localizados em Maracaju, Inocência e Dourados, já registram fila de espera de 65 interessados em participar do processo seletivo, previsto para o segundo semestre do ano.

O curso de nível médio foi o primeiro oferecido na modalidade à distância pelo programa Rede e-Tec, do Ministério da Educação e disponibilizado em 16 polos presenciais localizados em oito estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Pará, Paraíba, Santa Catarina, Sergipe e Rio de Janeiro.

Com objetivo de alinhar as informações oferecidas aos alunos, os coordenadores dos três polos do Estado estiveram reunidos nos dias 15 e 16 de abril, na sede do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária para participar de capacitações referentes à plataforma utilizada para realização de trabalhos e provas.

Destaque para o polo de Inocência onde há o maior número de pessoas aguardando pela abertura do segundo processo seletivo do curso. A responsável pelo atendimento aos alunos, Suziney Alves Domingos, conta que a turma está satisfeita e muitos conciliam a capacitação com graduação presencial. “Nossa lista de espera já tem 32 pessoas e os alunos estão empolgados com o curso. Alguns conciliam o curso com a faculdade, mas, alguns já pensam em deixar a graduação para se dedicar somente a capacitação da rede e-Tec”, revela.

Uma das participantes é a coordenadora do programa no polo de Maracaju, Claudia Nogueira. Ela destaca que além dos 80 aprovados, 12 alunos aguardam na fila de espera para participar do curso. “Nossa equipe foi surpreendida com um alto número de inscrições e todas as vagas foram preenchidas. Os alunos que não conseguiram obter a pontuação exigida deixaram o nome na lista e aguardam uma nova oportunidade”.

Em Dourados, a situação é semelhante, com 20 interessados à espera de uma nova seleção. Segundo a mobilizadora responsável, Patrícia Oliveira, o grupo é animado e assíduo. “Nos sentimos gratificados em acompanhar a participação da turma e comprovarmos que não houve desistência. Inclusive algumas pessoas que participaram do processo seletivo nos procuram até hoje, para saber quando começará a próxima turma”, ressalta.

De acordo com o coordenador da Unidade de Tecnologia e Inovação do Senar/MS, Roberto Murillo, a capacitação de Técnico em Agronegócio é uma conquista da instituição no sentido de ampliar o atendimento educacional. “A qualificação oferecida em parceria com o programa Rede e-Tec superou as expectativas de demanda e observamos um número expressivo de alunos que já concluiu outras graduações. Isso demonstra a confiança no trabalho realizado pelo Senar e aguardamos a divulgação do calendário do Governo Federal, para oferecimento de novas turmas”, acrescenta.

Durante a capacitação, os coordenadores tiveram acesso a detalhes sobre o funcionamento do sistema e a metodologia que deve ser adotada com os alunos. Além disso, aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas apontadas nas aulas. “Sou formada em pedagogia e fiz o curso EaD, por isso, procuro sempre alertar os estudantes sobre prazos. Para isso utilizo ferramentas como e-mail e já criei um grupo de whats app, assim consigo me comunicar com todos e avisar sobre avaliações presenciais e as provas”, argumenta a mobilizadora de Inocência.