Skip directly to content

Postura e inovação profissional são temas abordados no Encontro dos Instrutores 2015

Postura e inovação profissional são temas abordados no Encontro dos Instrutores 2015

23/02/2015 - 16:45

O número de pessoas que tem nesta sala não reflete a grande capacidade intelectual das pessoas que estão aqui dentro. A afirmação foi feita pelo superintendente do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, Rogério Beretta, aos instrutores da instituição que, desta segunda-feira (23) até quarta-feira (25), participam do Encontro de Instrutores 2015.

A programação de palestras oferecerá reflexões sobre qualidade de vida (A arte de viver a mudança), postura e inovação profissional (A postura inovadora do docente em sala de aula – desafios para educação profissional) e o que o mercado espera do educador (As três competências do educador: planejar, mediar e avaliar).

O primeiro tema será ministrado pela escritora, pesquisadora e Ph.D em Filosofia pela Universidade Columbia (USA), Dulce Magalhães. Autora de diversas publicações foi eleita uma das 100 lideranças da Paz no Mundo, pela Geneve for Peace Foundation, embaixadora da Paz pelo senado Argentino e membro do comitê do Programa Global de Cultura de Paz.

No segundo dia do evento (24), será a vez do consultor em educação, Naor Victório de Lima, detalhar quais os desafios que os docentes enfrentam em sala de aula na atualidade e qual a postura que se espera destes profissionais. No mesmo dia, a consultora em educação Dalva Angelina Stell da Silva aprofundará a discussão e apontará as competências que o educador precisa priorizar (planejamento, mediação e avaliação).

Os colaboradores do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul também participarão da confraternização e farão relatos sobre o funcionamento dos setores e programas da instituição. A gestora de economia, Adriana Mascarenhas, ministrará palestra sobre o Agronegócio em MS, o diretor financeiro, Arthur Mendes Quintella,  reforçará o papel do departamento administrativo financeiro na Educação Profissional, enquanto que o gestor do Departamento de Produção, Lucas Galvan, apresentará um panorama dos Projetos: Soja Plus, Siga/MS, CAR e Recursos Hídricos.

O gestor da Unidade de Tecnologia e Inovação, Harduim Reichel, deve apontar o cenário do Desenvolvimento local e o trabalho do ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural. No setor de Inovação e Conhecimento, o coordenador, Roberto Murillo, falará do o andamento das ações envolvendo o 1º curso EaD da Rede e-Tec, Técnico em Agronegócio e dos Centros de Excelência em fase de implantação na Capital e Dourados. Representando o Senar Central, o chefe de gabinete da Secretaria Executiva, Abdon Miranda, falará sobre os Novos Caminhos do Senar, enquanto que o superintendente regional, Rogério Beretta, discorrerá sobre o Papel do Senar na profissionalização rural do Estado.

Sobre o Encontro – Realizado anualmente pela Unidade Educacional do Senar/MS, o encontro deste ano reunirá 194 instrutores credenciados que prestam atendimento nos cursos de FPR – Formação Profissional rural, PS – Promoção Social e ATEG – Assistência Técnica e Gerencial. Os profissionais estarão reunidos durante dois dias e meio no Hotel Âncora em Campo Grande, participando de uma série de atividades, palestras e confraternizações. Nos dias 23 e 24, serão realizados dois jantares para os educadores, o primeiro com o tema “Noite Árabe” e o segundo “Noite dos anos 70”, com os convidados vestidos a caráter.