Skip directly to content

Potencialidade produtiva e demandas são destaques na abertura da Expopar em Paranaíba

Potencialidade produtiva e demandas são destaques na abertura da Expopar em Paranaíba

06/07/2015 - 17:00

A noite fria de sábado (04) foi aquecida pela abertura oficial da 53ª Expopar – Exposição Agropecuária de Paranaíba e a 13º Expoleite. O evento foi marcado  pelas demandas do setor agropecuário na cidade e por ações previstas pelo governo de Mato Grosso do Sul para a região. A feira é organizada pelo sindicato rural do município com a parceria da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e segue com programação até 12 de julho.

O município de Paranaíba faz divisa com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e se destaca pela pecuária de corte e de leite, que corresponde a 80% da economia local. “A Famasul se orgulha em poder fazer parte de um evento que comprova a potencialidade produtiva da região. Este é o momento certo para valorizarmos o desempenho das atividades desenvolvidas na pelos produtores locais, pois é o setor agropecuário que tem sustentado o crescimento da economia do País”, avalia o presidente da Famasul, Nilton Pickler, durante a abertura.

Para o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Wilberto Antônio Amaral, a feira reflete o desempenho dos produtores da região que necessita de apoio político em todas as esferas. “Por ser um evento tradicional, a Expopar atrai agricultores e pecuaristas de diferentes localidades. Por, isso pedimos que as autoridades ‘olhem com carinho’ para a situação das vias rurais e o fortalecimento da produção leiteira da região”, explica.

Demanda que, segundo o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, será atendida ainda neste mandato. “A BR-483, rodovia estadualizada que dá acesso ao Estado de Goiás, pela ponte Guilhermão, será asfaltada. Esta é uma antiga reivindicação dos produtores rurais já que se trata de um importante acesso para a classe”, acrescenta Azambuja que também lembrou da redução do ICMS sobre o diesel e parabenizou a diretoria pela realização da ExpoPar.

Além do Governador Reinaldo Azambuja e do presidente da Famasul, Nilton Pickler, participaram da cerimônia o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o prefeito de Paranaíba, Diogo Robalinho de Queiroz; os deputados estaduais Eduardo Rocha e Paulo Corrêa; secretário da Casa Civil, Sergio Paula; entre outros.

O governador citou ainda a Caravana da Saúde, que conta com a parceria do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS e está em Paranaíba. O programa garante o acesso aos serviços de saúde de forma rápida e a manutenção dos atendimentos e passará por 11 microregiões do estado.