Potencialidades da economia agropecuária são destacadas na abertura da 18ª Expo Sidrolândia
Potencialidades da economia agropecuária são destacadas na abertura da 18ª Expo Sidrolândia
“Sidrolândia é o segundo maior produtor de milho safrinha do Estado e ocupa o terceiro lugar na produção de soja, resultado obtido com a tecnificação e o perfil empreendedor do produtor rural”. A afirmação foi feita pelo diretor tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes, durante a abertura da 18ª Exposição Agropecuária do município, realizada nessa quinta-feira (07), com a participação de mais de cem pessoas, entre lideranças rurais, políticas, produtores rurais e profissionais do setor.
Para Moraes, o desenvolvimento do setor está diretamente atrelado ao acesso à educação que é um agente transformador do meio rural. “Ao longo deste ano, o Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural realizou, neste município, cerca de 150 cursos, capacitando mais de 2 mil pessoas. Além disso, o programa Agrinho chegou em Sidrolândia em 2014 e hoje atua em 17 escolas da rede pública”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Rogério Menezes, falou sobre a importância do evento que traz tecnologia aos produtores do município e da região. “O nosso desafio é melhorar cada vez mais a nossa produtividade, diminuindo os custos, para o alimento chegar mais barato na mesa do consumidor”.
Segundo o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, a feira reflete o atual momento do setor. “Em 2050, seremos 9 bilhões de pessoas no Mundo. Para que possamos alimentar essa população, precisamos produzir 60% mais do que atualmente e 80% desta elevação terá que vir do aumento da produtividade e, para isso, precisamos de conhecimento, informação e redução do curso de produção. Este é o maior desafio, aumentar o nível de renda”.
Além das lideranças citadas, participaram também do evento, o deputado federal Eliseu Dionízio; o prefeito municipal, Ari Basso; o presidente da Câmara de Vereadores, David Olindo; o presidente da Associação Comercial de Sidrolândia, Mário Arruda; o diretor-presidente da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Enelvo Felino e o frei Nereu Todescatto.
Estiveram presentes também o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Juliano Schmaedecke; o representante do JBS, Alan Marcos Dorigon; o diretor- presidente da Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Luciano Chichetta; o deputado estadual, Felipe Orro; o diretor-presidente da Fundação Turismo – Nelson Cintra e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Rosa Marques, entre outras lideranças.