Skip directly to content

Preço do coágulo da seringueira em fevereiro apresenta alta de 0,78% em MS

MERCADO AGROPECUÁRIO

Preço do coágulo da seringueira em fevereiro apresenta alta de 0,78% em MS

Entre os fatores está a menor oferta do produto em função da estiagem e cotação da borracha na bolsa de Cingapura.
29/03/2021 - 08:30

O preço do coágulo de seringueira em Mato Grosso do Sul apresentou ligeira alta em fevereiro de 2021 em relação ao mês anterior. O valor médio, que se refere ao coágulo com 53% de DRC (sigla em inglês para o teor de borracha seca), teve aumento de 0,78%, ficando em R$ 3,87 kg - assunto da editoria #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (29).

A variação positiva dos preços do coágulo se deve basicamente a dois fatores: a menor oferta do produto em função do período seco nas regiões produtoras, no nordeste do estado, e a elevação da cotação da borracha natural na bolsa de Cingapura, que reflete nos preços praticados ao produtor.

“Após a temporada de seca nos últimos meses de 2020, a produção vem aumentando gradativamente, proporcionando, consequentemente, otimismo entre os heveicultores do estado”, avalia Clóvis Tolentino, consultor técnico do Sistema Famasul.

“Quanto à cotação em bolsa, a borracha natural tem mantido preços em patamares elevados nos últimos 3 meses”, complementa.

Já a madeira de eucalipto comercializada na modalidade árvore em pé com casca (eucalipto clonal), tendo como base a região de Campo Grande e Três Lagoas, teve preço médio de R$ 58,21/m³ no mês de fevereiro, apresentando uma variação de 3,41% em relação a novembro de 2020.

“A alta demanda por madeira para diversas áreas tem sido apontada como a causa da elevação do preço. No caso da madeira de eucalipto, com as intenções de abertura de novas fábricas em Mato Grosso do Sul e no Paraguai, houve um aquecimento no mercado florestal, resultando na valorização dos preços”, explica Clóvis.

Confira outras informações sobre a cadeia produtiva de Florestas Plantadas no site e ao longo da semana, nas editorias de Educação no Campo e Transformando Vidas.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Anahi Gurgel