Presidente da Famasul destaca importância do setor agropecuário na abertura da 51ª Expoagro
Presidente da Famasul destaca importância do setor agropecuário na abertura da 51ª Expoagro
O presidente do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Nilton Pickler, participou do lançamento oficial da 51ª edição da Expoagro – Feira Agropecuária de Dourados, realizado no último sábado (16). O evento promovido pelo Sindicato Rural acontecerá entre os dias 15 e 24 de maio e oferecerá uma programação diversificada para atender o setor agropecuário e a comunidade da região.
Pickler destacou a importância do setor para o desenvolvimento do Estado e reforçou o compromisso da federação em apoiar as ações de fomento à produção para o meio rural. “O agronegócio vem demonstrando a força do seu trabalho, mesmo no cenário de instabilidade econômica”, pontuou.
Na avaliação do governador Reinaldo Azambuja é preciso que todos os setores trabalhem unidos com foco no desenvolvimento do Estado e anunciou novidades para a região sul. “Nós temos condições de alavancar a economia local e estamos em negociação com duas grandes indústrias que desejam se instalar na região, investindo R$ 16 milhões que resultarão na geração de sete mil empregos diretos. Além disso, estamos formatando projetos de assistência técnica para incentivar o pequeno produtor a produzir alimentos que abasteçam a demanda estadual”, argumentou.
Nos dez dias de evento, a organização espera receber 60 mil visitantes e superar R$ 120 milhões em negócios. Além dos shows e leilões, a programação prevê uma série de palestras e seminários direcionados aos empresários do agronegócio estadual.
Para o anfitrião e presidente do Sindicato Rural, Lúcio Damalia, a realização da 51ª Expoagro foi o principal desafio de sua administração, mas o dirigente está confiante nos números apresentados pelo setor. “Apesar da desaceleração da economia neste ano conseguimos organizar a feira, que é referência estadual e nacional para o agronegócio. O setor demonstrou sua organização ao superar as estimativas da safra e o ciclo 2014/15 será 4,4% maior do que o anterior, o que implica numa produção de 201 milhões de toneladas de grãos”, ressaltou.
Segundo registros do Siga – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio da Aprosoja/MS – Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul para o ciclo atual, Dourados registrou uma safra recorde, visto que foram plantados 163 mil hectares de soja. Com o milho safrinha, os números devem acompanhar o crescimento, já que o alcance de plantio foi de 135 mil hectares.
A feira – A Expoagro acontecerá entre os dias 15 e 24 de maio, no Sindicato Rural de Dourados. A 51ª edição terá venda de ingressos pela internet, a realização de cinco leilões de equinos e bovinos e o controle da entrada de menores de idade, com apoio do Conselho Tutelar e Polícia Militar. A programação completa do evento também pode ser conferida pela internet no http://www.51expoagrodourados.com.br/