Skip directly to content

Presidente da Famasul destaca importância do setor agropecuário na abertura da 51ª Expoagro

Presidente da Famasul destaca importância do setor agropecuário na abertura da 51ª Expoagro

17/05/2015 - 15:00

O presidente do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Nilton Pickler, participou do lançamento oficial da 51ª edição da Expoagro – Feira Agropecuária de Dourados, realizado no último sábado (16). O evento promovido pelo Sindicato Rural acontecerá entre os dias 15 e 24 de maio e oferecerá uma programação diversificada para atender o setor agropecuário e a comunidade da região.

Pickler destacou a importância do setor para o desenvolvimento do Estado e reforçou o compromisso da federação em apoiar as ações de fomento à produção para o meio rural. “O agronegócio vem demonstrando a força do seu trabalho, mesmo no cenário de instabilidade econômica”, pontuou.

Na avaliação do governador Reinaldo Azambuja é preciso que todos os setores trabalhem unidos com foco no desenvolvimento do Estado e anunciou novidades para a região sul. “Nós temos condições de alavancar a economia local e estamos em negociação com duas grandes indústrias que desejam se instalar na região, investindo R$ 16 milhões que resultarão na geração de sete mil empregos diretos. Além disso, estamos formatando projetos de assistência técnica para incentivar o pequeno produtor a produzir alimentos que abasteçam a demanda estadual”, argumentou.

Nos dez dias de evento, a organização espera receber 60 mil visitantes e superar R$ 120 milhões em negócios. Além dos shows e leilões, a programação prevê uma série de palestras e seminários direcionados aos empresários do agronegócio estadual.

Para o anfitrião e presidente do Sindicato Rural, Lúcio Damalia, a realização da 51ª Expoagro foi o principal desafio de sua administração, mas o dirigente está confiante nos números apresentados pelo setor. “Apesar da desaceleração da economia neste ano conseguimos organizar a feira, que é referência estadual e nacional para o agronegócio. O setor demonstrou sua organização ao superar as estimativas da safra e o ciclo 2014/15 será 4,4% maior do que o anterior, o que implica numa produção de 201 milhões de toneladas de grãos”, ressaltou.

Segundo registros do Siga – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio da Aprosoja/MS – Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul para o ciclo atual, Dourados registrou uma safra recorde, visto que foram plantados 163 mil hectares de soja. Com o milho safrinha, os números devem acompanhar o crescimento, já que o alcance de plantio foi de 135 mil hectares.

A feira – A Expoagro acontecerá entre os dias 15 e 24 de maio, no Sindicato Rural de Dourados. A 51ª edição terá venda de ingressos pela internet, a realização de cinco leilões de equinos e bovinos e o controle da entrada de menores de idade, com apoio do Conselho Tutelar e Polícia Militar. A programação completa do evento também pode ser conferida pela internet no http://www.51expoagrodourados.com.br/