Skip directly to content

Presidente da Famasul, Mauricio Saito, abre Expoac 2019 e reforça convite para Lançamento do Plantio da Safra de Soja, no sábado, em Caarapó

Presidente da Famasul, Mauricio Saito, abre Expoac 2019 e reforça convite para Lançamento do Plantio da Safra de Soja, no sábado, em Caarapó

19/09/2019 - 11:30

O presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Mauricio Saito, participou, nesta quarta-feira (18), da abertura da 28ª Expoac, a exposição agropecuária de Caarapó. O evento é realizado pelo Sindicato Rural do município e segue até domingo (22), incluindo, na programação, o Lançamento Estadual do Plantio da Soja Safra 2019/2020.

Saito, que foi acompanhado do diretor-tesoureiro, Marcelo Bertoni, destacou a importância da parceria entre poder público e iniciativa privada para crescimento econômico da cidade. “O desenvolvimento de Caarapó se deve também a esse tipo de parceria. Todos os cursos realizados no sindicato pelo Sistema Famasul, com capacitações voltadas à agropecuária, recebem suporte da prefeitura”, disse.

Saito ainda comentou sobre a necessidade de valorização do potencial agropecuário e sucroenergético do País. “Estamos acompanhando a repercussão negativa quanto aos ataques a postos de petróleo no Oriente Médio. Momentos de crise como esse nos fazem repensar formas de aproveitar toda a capacidade do Brasil, com a possibilidade de intensificar a produção de cana-de-açúcar e etanol e ampliar a matriz energética nacional com combustíveis renováveis”, acredita.

Em 2018, Mato Grosso do Sul produziu 47 mil toneladas de cana-de-açúcar e 2,6 milhões de etanol total.

Saito finalizou sua fala convidando todos para o Lançamento Estadual do Plantio da Soja, Safra 2019/2020, que vai acontecer neste sábado, a partir das 9h30, no Parque de Exposições Pedro Pedrossian. No período da tarde, será realizada a apresentação dos programas de Assistência Técnica e Gerencial da Famasul nas cadeias produtivas de grãos, aves e suínos.

Gratidão - Até uma chuva, rápida e leve, passou por Caarapó no final da tarde, antecipando a abertura da feira. “Essa chuvinha ajudou a espantar a poeira e abençoar o evento”, disse o presidente do Sindicato Rural de Caarapó, Carlos Eduardo Marquez, o Kaká. “Quero hoje, em nomes de minhas raízes fincadas neste solo, agradecer a todo suporte que venho recebendo desde quando assumi o sindicato. Realizar a Expoac em 2019 foi um desafio e fruto do apoio e dedicação de todos”, afirmou.

Na solenidade, o prefeito de Caarapó, André Nezzi, salientou a vocação agropecuária do município. “Mais de 70% da economia de Caarapó gira em torno do campo. A prefeitura não mede esforços para fomentar o segmento e colaborar para o avanço desse setor”, destacou.

A programação da Expoac conta ainda com a 15ª Festa do Milho, a 16ª Festa do Leite, leilões e shows musicais.

Potencial – Caarapó, hoje com 25,7 mil habitantes, tem na agropecuária toda a sua base econômica. É o 9º maior produtor de soja do estado, com 97,6 mil hectares de área plantada e receita de R$ 264,7 milhões.

Também é o 2º maior produtor de aves do estado, com 2,7 milhões de cabeças, e o 6º maior produtor de milho do estado, com 82,7 mil hectares de área plantada. Figura no 11º lugar na criação de suínos, com 21,5 mil animais; e o 12º em produção de cana-de-açúcar – R$ 89,5.