Skip directly to content

Presidente da Famasul, Mauricio Saito, conhece sistema de defesa agropecuária de Minas Gerais

Presidente da Famasul, Mauricio Saito, conhece sistema de defesa agropecuária de Minas Gerais

01/10/2019 - 07:30

Foto: Faemg

Após visitar Paraná e Santa Catarina, o presidente da Famasul, Mauricio Saito, esteve em Belo Horizonte (MG), nesta segunda-feira (30), para conhecer o sistema de defesa agropecuária de Minas Gerais. Saito, que é coordenador do Grupo Técnico de Sanidade Animal da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), vem percorrendo o País para conhecer os modelos de gestão e os procedimentos adotados pelos estados, frente aos desafios do PNEFA (Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa).

“Buscamos auxiliar no aperfeiçoamento do sistema de Defesa Agropecuária por meio da experiência de cada estado visitado pela CNA. A estruturação de um modelo de defesa sanitária vegetal e animal que possa ser compartilhado com os demais estados, permitiria o cumprimento das ações do PNEFA de maneira mais rápida e eficaz. A sanidade e a segurança alimentar são questões de extrema relevância para o Brasil”, afirmou Saito.

Foram realizadas reuniões na Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e no IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), quando foram apresentadas as estruturas de funcionamento da Defesa Agropecuária de Minas Gerais, dentre elas as diretrizes do Fundesa (Fundo Privado de Defesa Sanitária), criado em parceria entre as duas instituições mineiras.

Segundo Saito, outro objetivo dessas visitas é fortalecer o PNEFA, que proporcionará ao Brasil e ao Mato Grosso do Sul o acesso a mercados consumidores cada vez mais exigentes, alavancando a economia do nosso estado, a exemplo do que já acontece em Santa Catarina –  há 12 anos certificado internacionalmente pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) como área livre de febre aftosa sem vacinação.

Participaram das reuniões o superintendente do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul), Lucas Galvan; o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, e a coordenadora de produção animal da entidade, Lilian Figueiredo.

(Foto: Lilian Figueiredo)

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Anahi Gurgel