Presidente da Famasul se reúne com ministro da Justiça para falar sobre questão fundiária em MS
Presidente da Famasul se reúne com ministro da Justiça para falar sobre questão fundiária em MS
O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, se reuniu hoje (24) com o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, em Brasília.
O encontro foi agendado a pedido da Famasul e do Governo do Estado de MS e teve como pauta as sensibilidades dos aspectos jurídicos da questão fundiária, vivenciadas há décadas em Mato Grosso do Sul. Participaram, também, o governador de MS, Reinaldo Azambuja; o secretário estadual de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; e o advogado da Famasul, Gustavo Passarelli.
Na reunião, o presidente pontuou a preocupação da entidade, que representa os produtores rurais do estado, com a resolução dos conflitos envolvendo produtores e indígenas. Ele destacou que, atualmente, há 123 propriedades rurais invadidas em Mato Grosso do Sul.
Saito comentou, ainda, que o impasse da questão fundiária vem se refletindo em constantes invasões, resultando em casos de violência. A continuidade dessa situação, conforme o presidente da Famasul, compromete a preservação do Estado de Direito, bem como amplia a tensão social e o descontentamento do setor produtivo.
O ministro registrou a preocupação da Federação e se comprometeu em acompanhar a situação fundiária de Mato Grosso do Sul.