Presidente do Sistema Famasul destaca sustentabilidade da hidrovia do Paraguai
Presidente do Sistema Famasul destaca sustentabilidade da hidrovia do Paraguai
Mais importante que pensar na economicidade que existe neste tipo de modal de transporte na região pantaneira, estamos pensando na sustentabilidade da Hidrovia do Paraguai a médio e longo prazo. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante a abertura do fórum ‘Rumos da Hidrovia – Ações para o desenvolvimento sustentável do transporte no Rio Paraguai’, ocorrida nesta quarta-feira (25), no auditório do Nacional Palace, em Corumbá.
Diante de um público formado por lideranças políticas e rurais, Saito reforçou a importância do evento para o desenvolvimento do agronegócio, diante da questão da logística, considerada atualmente um dos principais gargalos do setor. “O fórum cria um ambiente de discussão e evolução na busca e encontro do melhor caminho para o transporte na hidrovia do Paraguai. O resultado das ações referentes ao uso sustentável deste modal refletirá não apenas nas regiões diretamente relacionadas à Hidrovia, mas também em todo o Centro-Oeste”, reforçou Saito.
O almirante do Sexto Distrito Naval da Marinha, Petrônio Augusto, salientou a importância da iniciativa para a região. “Sabemos que o transporte de milhões de toneladas é economicamente viável e ambientalmente aceitável em relação às rodovias e ferrovias”.
Durante o evento, foi lançado o projeto ‘Cabeceiras do Pantanal’, que tem como objetivo proteger as mananciais e áreas de preservação permanente e da região do Planalto da Bacia do Alto Paraguai. O lançamento do Fórum contou com a presença da diretora secretária do Sistema Famasul e presidente do Sindicato Rural de Coxim, Terezinha Cândido; do presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguiar; do Sistema Famato – Federação da Agricultura e Pecuária de MT, Normando Corral; do presidente da Faems – Federação das Associações Empresariais de MS, Alfredo Zamlutti; da diretora do Departamento da América do Sul do Ministério de Estado das Relações Exterior, Eugênia Barthelmess; do prefeito municipal de Ladário, José Antônio Assad e Faria.
Participaram também da cerimônia, o presidente da CPTCP – Comisión Permanente de Transporte de la Cuenca del Plata, Luis Zubizarreta; do prefeito municipal de Corumbá/MS, Paulo Roberto Duarte; do presidente da FNTTAA – Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins, Ricardo Leite Goulart Ponzi e o presidente da Rede Mato-grossense de Televisão, Zilmar Melatte.
Programação – Nesta quinta-feira (26), as atividades terão início a partir das 8 horas com o painel que apresentará a ‘Situação atual, desafios e perspectivas 2015/2025: uma visão do setor produtivo’. O evento será dividido em três momentos, primeiro será apresentado pelo presidente da Famato – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Rui Carlos Ottoni Prado. O segundo debate será feito pelo presidente da Fiems – Federação das Indústrias do Estado de MS, Sérgio Longen e, na sequência, representando o sistema Famasul, o consultor de infraestrutura e logística da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, Luiz Antônio Fayet.
No terceiro e último dia o painel abordará o setor de transporte com o presidente da CPTCP – Comisión Permanente de Transporte de la Cuenca del Plata, Luis Zubizarreta e encerrará as atividades com o apresentação do presidente da FNTTAA – Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins, Ricardo Ponzi.