Skip directly to content

Presidente do Sistema Famasul recebe medalha “Águia da Fronteira”, mais alta homenagem do DOF

Presidente do Sistema Famasul recebe medalha “Águia da Fronteira”, mais alta homenagem do DOF

02/06/2016 - 15:30

Em Dourados, o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, recebeu do DOF – Departamento de Operações de Fronteira, a mais importante medalha concedida pelo grupo, “Águia da Fronteira”. A cerimônia dessa quarta-feira (1º) foi feita pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, que na cerimônia representou o governador, Reinaldo Azambuja. Mauricio Saito recebeu a medalha pelas mãos do Diretor do DOF, Coronel Ary Carlos Barbosa.

De acordo com o superintendente de segurança pública, Coronel Deusdete Oliveira Filho, o Sistema Famasul foi uma das entidades homenageadas devido à seriedade e compromisso da Instituição. “É um justo reconhecimento à Famasul, que tem realizado trabalho diferenciado no Estado, demonstrando respeito e comprometimento com os órgãos de segurança pública”, afirmou.

A homenagem tem como objetivo valorizar autoridades civis e militares que contribuem para a melhoria da segurança pública na faixa de fronteira e integra as comemorações dos 29 anos de criação do grupo. “O Sistema Famasul agradece a homenagem e parabeniza os profissionais do Departamento de Operações de Fronteira pela importante atuação nos 51 municípios de Mato Grosso do Sul”, disse.

O DOF, que inicialmente recebia o nome de Grupo de Operações de Fronteira, nasceu em 1987 e quase dez anos depois, se tornou o Departamento de Operações de Fronteira, que tem como objetivo realizar o policiamento ostensivo itinerante em toda a região de fronteira do Estado com o Paraguai. Os trabalhos são focados no combate de crimes de roubo, furto de veículos, cargas, gado, narcotráfico e contrabando.

Participaram da cerimônia os presidentes de sindicatos rurais, Roseli Maria Ruiz, de Antônio João; Edy Elaine Biondo Tarrafel, de Ivinhema e Novo Horinzonte do Sul; Lúcio Damália, de Dourados e João Firmino Neto, de Laguna Carapã.