Skip directly to content

Presidente do Sistema Famasul visita espaço da CNA no Fórum Mundial da Água

Presidente do Sistema Famasul visita espaço da CNA no Fórum Mundial da Água

22/03/2018 - 00:00

O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, esteve nesta quinta-feira (22) no espaço do Sistema CNA/SENAR/ICNA no 8º Fórum Mundial da Água, acompanhado do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, e do presidente  da Federação de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo. Maurício Lopes afirmou que o evento é uma oportunidade para o país mostrar ao mundo os “avanços extraordinários” dos últimos anos e que os produtores brasileiros, com conhecimento e tecnologia, conseguiram conservar os recursos naturais.

“O Brasil se tornou grande produtor capaz de suprir sua população e exportar para mais de 150 países do mundo, conservando seus recursos naturais. É um grande feito. Temos que saber comunicar para o mundo e mostrar que o país continua a investir em conhecimento e em tecnologia para usar sua fantástica base de recursos naturais de forma cada vez mais sustentável e inteligente.”

Para Maurício Lopes, a “CNA, os produtores brasileiros, a pesquisa, o ministério têm uma parte importante nesse processo. O Brasil tem desafios a cumprir e dificuldades a superar, mas temos que reconhecer os avanços que alcançamos e, a partir deles, pensar os próximos saltos que temos que dar daqui para o futuro”.

Sobre o 8º Fórum Mundial da Água, Mauricio Saito complementou o quanto o setor investe na produção e preservação. “A água é fundamental para a produção de alimentos e o produtor rural tem sido muito importante nesse processo ao utilizar tecnologias disponibilizadas pela comunidade científica, que possibilitam a produção desse recurso natural, no campo. Como exemplo, destacamos o plantio direto e os processos de integração – ILP (integração lavoura e pecuária) e ILPF (integração lavoura-pecuária-floresta) – que resultam em maior produtividade por área cultivada e, por promoverem a conservação do solo, contribuem de forma expressiva com o ciclo da água”.

Com informações e imagem da CNA.