Skip directly to content

Presidente Marcelo Bertoni participa de audiência pública sobre invasões indígenas em Guaíra (PR)

REPRESENTATIVIDADE RURAL

Presidente Marcelo Bertoni participa de audiência pública sobre invasões indígenas em Guaíra (PR)

Bertoni preside a Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA.
17/01/2024 - 19:45

Fotos: Leandro Abreu/Sistema Famasul

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, que também preside a Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), participou, nesta quarta-feira (17), em Guaíra (PR), de audiência pública sobre os recentes casos de invasões de propriedades rurais por povos indígenas na região.

O conflito mais recente foi em 10 de janeiro quando uma propriedade rural do município foi invadida e o produtor agredido e feito refém. Em seguida da invasão, o Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio da Força Nacional para a cidade.

O diretor-executivo da Famasul, Lucas Galvan, acompanhou Bertoni na agenda realizada no estado vizinho.

Em dezembro de 2023, o Congresso Nacional sancionou a lei do Marco Temporal que só permite demarcar novos territórios indígenas em espaços que estavam ocupados até 05 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

O presidente Marcelo Bertoni foi peça importante no debate do Marco Temporal e na articulação dos parlamentares para a votação que derrubou os vetos do Presidente da República. “A decisão traz segurança jurídica ao produtor rural a partir de agora. Não podemos resolver uma injustiça criando outra injustiça aos produtores rurais que possuem suas propriedades há mais de 100 anos”, disse Bertoni.

Realizada pela prefeitura de Guaíra, a audiência pública teve a participação do deputado federal Pedro Lupion, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); do deputado estadual Hussein Bakri; do secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira; do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva; do prefeito de Guaíra, Heraldo Trento; do prefeito de Terra Roxa (PR), Ivan Reis da Silva, que também tem o município com questões fundiárias; e o presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Silvanir Rosset.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu