Prevenção e diagnóstico do câncer infantojuvenil são temas de treinamento da AACC/MS no Sistema Famasul
Prevenção e diagnóstico do câncer infantojuvenil são temas de treinamento da AACC/MS no Sistema Famasul
A noite desta segunda-feira (10), foi de capacitação com foco no câncer infantojuvenil para profissionais de diferentes áreas da saúde, colaboradores e prestadores de serviço do Senar/MS, na sede do Sistema Famasul, em Campo Grande. O treinamento “Fique de Olho - Pode ser Câncer Infantil”, ministrado pela AACC/MS (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso do Sul), é a primeira ação da parceria firmada com o Senar Mato Grosso do Sul.
A estrutura da associação, o atendimento da assistência social, a importância da equipe de enfermagem e do acompanhamento psicológico de pacientes e familiares foram alguns dos temas abordados no encontro.
“Realizamos este treinamento desde 2008 e, agora, essa parceria do Senar MS e da AACC/MS possibilita que o atendimento pediátrico voltado para o câncer infantojuvenil chegue no interior do estado, com o programa Saúde do Homem e da Mulher Rural. É muito importante capacitar os profissionais de saúde para que eles consigam reconhecer os sintomas mais comuns do câncer nos pequenos”, explica Regina Filipini, relações institucionais da AACC/MS.
“Casos suspeitos de câncer serão identificados nas ações do programa e serão encaminhados para a associação, que dará seguimento aos tratamentos no Centro de Tratamento Onco-Hematológico Infantil – CETOHI. A ideia é preparar esses profissionais para identificar os principais sinais e agregar, formando uma grande de rede de oncologia pediátrica”, destacou o coordenador dos programas de saúde do Senar MS, Lucas Gottardi.
Outro programa que leva prevenção para as áreas rurais é o Sorrindo no Campo, iniciativa do Senar/MS com a parceria dos sindicatos rurais e das prefeituras municipais que leva procedimentos como aplicação de flúor bucal, remoção de tártaros, restaurações, entre outros. A ação acontece nas mesmas localidades onde o Programa Saúde do Homem e da Mulher e permanece por seis dias no município.
Termo de Cooperação
A AACC/MS e o Sistema Famasul assinaram o termo de cooperação em maio deste ano. A intenção é ampliar o atendimento médico incluindo crianças e adolescentes nas ações do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, do Senar/MS, em todo o Mato Grosso do Sul.
A previsão é que, a partir deste ano, a parceria percorra 27 municípios e contemplando em média 20 atendimentos na especialidade de pediatria, e aproximadamente 540 pacientes.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque