Processo seletivo para o programa ABC Cerrado segue com inscrições abertas até dia 29
Processo seletivo para o programa ABC Cerrado segue com inscrições abertas até dia 29
Os interessados em trabalhar como técnicos de campo no programa ABC Cerrado realizado pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com o Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária tem até o dia 29 de fevereiro para enviar documentação e concorrer às vagas disponíveis.
Com objetivo de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa no território nacional, o programa possui quatro linhas tecnológicas que serão trabalhadas com os produtores: sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, ILPF – integração Lavoura, Pecuária e Floresta e Florestas Plantadas.
De acordo com a gestora dos programas de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, Mariana Urt, o processo seletivo prevê requisitos específicos. “A oportunidade é direcionada para profissionais com formação em Agronomia, Zootecnica, Medicina Veterinária e áreas afins. Inicialmente iremos selecionar 30 profissionais que atuarão em campo prestando assistência técnica aos produtores rurais inscritos no programa”, explica. Sobre a seleção dos currículos, esclarece: “O certame dos inscritos está dividido em quatro fases especificadas no edital que está disponível no site do Senar/MS.
Parcerias – O agrônomo e pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Ademir Hugo Zimmer, participou da primeira etapa do ABC Cerrado, que consistiu em seminários de sensibilização em quatro municípios de Mato Grosso do Sul: Paranaíba, Cassilândia, Aquidauana e Camapuã. O doutor em Zootecnia com atuação em pesquisas de Transferência de Tecnologia na Embrapa esclareceu os presentes sobre a importância de modificar a condição das pastagens degradas no Estado.
“O programa é muito interessante porque prevê o treinamento dos técnicos, dos produtores e posteriormente visa a transferência de tecnologia para os participantes, a fim de que compreendam e desenvolvam as quatro linhas tecnológicas utilizadas: plantio direto ou florestal, Integração Lavoura Pecuária e ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta”, reforça o pesquisador.
Zimmer ressalta que o envolvimento do produtor e técnico será fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho. “Para alcançar os objetivos preconizados no ABC Cerrado é necessário que o produtor acate as orientações e tenha conhecimento sobre o tema. Por isso é importante a presença do profissional que orientará sobre as tecnologias e esclarecerá possíveis dúvidas”, complementa.
O programa será implantado inicialmente em oito Estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Tocantins. Aqui no Estado a meta é capacitar 1,2 mil produtores, dos quais 300 receberão a assistência técnica por um período de 18 meses.
O pesquisador explica que a implantação do programa vai contribuir para que as pastagens do Estado não atinjam condições críticas verificadas em outras regiões. “A pecuária em Mato Grosso do Sul vem crescendo nos últimos anos, porém, os produtores têm investidos na recuperação de pastagens e isso é importante para se evitar situações mais críticas como assoreamento e perdas nutricionais do solo. Atualmente a causa principal da degradação é o mau manejo da pastagem, a lotação de animais e a não reposição da fertilização que necessita de manutenção periódica. Caso não se controle esses fatores poderemos ter uma situação de degradação em alta escala”, finaliza.
Serviço – Para participar do processo seletivo, os interessados devem acessar o site do Senar/MS: http://ow.ly/YBTyh
Fotografia pesquisador Embrapa – Kadijah Suleiman