Skip directly to content

Produção artesanal de massas é foco de qualificação do Senar/MS

Produção artesanal de massas é foco de qualificação do Senar/MS

22/01/2015 - 17:15

Com a crescente conscientização sobre os benefícios de uma alimentação mais saudável e nutritiva, os produtos artesanais estão em alta e podem tirar proveito do aumento da educação alimentar. Com o objetivo de incentivar o consumo de alimentos caseiros produzidos com padrões de qualidade, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS oferece o Curso de Produção de Pães, Bolos, Biscoitos e Salgados em três municípios do Estado ainda no mês de janeiro: em Bela Vista, de 26 a 28, e em Figueirão e Nioaque, de 28 a 30 de janeiro.

O diferencial de um produto artesanal para um industrializado está na forma de produção e nas características de cada ingrediente. Segundo a nutricionista e instrutora do Senar/MS, Ocalícia Tiago Campos, “escolher insumos de boas marcas é o primeiro passo para uma produção caseira de qualidade”.

Durante as 24 horas de capacitação são produzidos pão caseiro integral e de batata, salgados como esfirra, bolos, cucas, bolachas e biscoitos de polvilho e nata. “A princípio, o foco do curso é produzir de maneira artesanal para a família, mas nós exploramos a oportunidade de comercialização”, ressalta Ocalícia ao afirmar que o rendimento de um pão, bolo, biscoito ou salgado artesanal é três vezes superior ao custo de produção.

Na semana de 26 a 30 de janeiro, o Senar/MS oferece 45 capacitações ao homem do campo. Para mais informações, acesse www.senarms.org.br, ligue no 3320-9700 ou entre em contato como Sindicato Rural onde curso de interesse será realizado.

 

Receita de Pão Caseiro

Ingredientes

400 ml de água morna
2 colheres de sopa de fermento biológico
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
½ copo de óleo
Farinha de trigo até dar o ponto da massa

 

Preparo

Em uma bacia dissolva na água morna o fermento biológico, o açúcar e o sal e deixe descansar até a massa dobrar de volume. A partir daí, acrescente o sal, óleo e a farinha de trigo e mexa até obter o ponto da massa. Deixe descansar novamente até dobrar de volume. Em seguida, leve a massa até um local plano e limpo, de preferência uma mesa de mármore, sove e modele os pães. O próximo passo é untar uma forma de pão com óleo e deixar descansar por 20 minutos. Após esse período, asse em forno baixo por 20 minutos, elevando a temperatura para 180°C até dourar bem.

Navegação de Post