Skip directly to content

Produção de artesanato com lã evita desperdício e beneficia ovinocultores em MS

Produção de artesanato com lã evita desperdício e beneficia ovinocultores em MS

31/07/2015 - 16:45

Aprimorar técnicas e produção artesanal com lã ovina na região, evitando o desperdício da matéria-prima. Este é o objetivo principal do curso do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul de Feltragem com Lã Ovina em Porto Murtinho, que acontecerá entre os dias de 03 e 07 de agosto, na sede da Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) do município. “Os participantes ficam muito interessados pelo trabalho. Queremos incentivar o artesanato regional”, afirma a instrutora do Senar, Maria Ester Bazana.

A capacitação pode ajudar a solucionar o problema ocasionado com o desperdício de subprodutos em Mato Grosso do Sul. “Muitas vezes os produtores rurais jogam fora, queimam a lã. Já ouvi vários casos de produtores que descartaram quilos de lã na propriedade, sem saber que podiam tirar renda disso. São peças pequenas, baratas e artesanais, então a comercialização se torna mais fácil também”, acrescenta.

Mato Grosso do Sul possui condições para ser um dos maiores produtores de ovinos do Brasil, devido à tradição na pecuária, grande produção de grãos e logística privilegiada. Segundo dados do IBGE – Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística, o Estado ocupa o 8º lugar em número efetivo de ovinos, com 500,5 mil animais e está em 4º na produção de lã, com 104 toneladas produzidas em 2013.

Utilizada como matéria prima na confecção de peças de vestuário e produtos artesanais, a lã ovina faz parte da identidade histórico-cultural, tornando-se um atrativo turístico do Estado. A matéria-prima, cujo valor de produção em Mato Grosso do Sul atinge anualmente R$ 400 mil em média, é um produto em potencial para o artesanato sul-mato-grossense.

Segundo a artesã e instrutora do Senar/MS, o objetivo do curso é a confecção de peças com lã ovina aplicando a técnica de feltragem. O feltro é o tecido feito através da união das fibras de lã. “Nós ensinamos a fazer o feltro artesanal e com isso produzimos diversos produtos, como bijuterias, bolsas, luvas, chapéus, pantufas e até sabonete esfoliante. Muitas ideias acabam surgindo conforme o andamento do curso” detalha. A feltragem é uma técnica nova no Estado e a capacitação é um incentivo para a comercialização do produto.

O curso, que poderá alavancar o potencial produtivo deste segmento na região, é o módulo final de três capacitações especializadas em lã ovina. No primeiro módulo, Beneficiamento de Lã Ovina, os participantes aprendem como preparar, lavar, cardar e tingir a lã adequadamente. No segundo módulo, Confecção Artesanal de Peças de Lã Ovina, o objetivo é confeccionar vestimentas e decoração através do manuseio de fiadeiras elétricas e cardas manuais. As peças previamente confeccionadas pelos participantes são utilizadas no curso de Feltragem com Lã Ovina. “Após a preparação da lã ensinada no primeiro módulo, ela pode ser aproveitada de diversas maneiras. No segundo, produzimos o fio e confeccionamos algumas peças, como xales, bolsas e almofadas”, explica Maria Ester.

O Senar oferece 40 qualificações em Mato Grosso do Sul entre os dias 01 e 08 de agosto, com 962 produtores inscritos. Para mais informações, acesse o site www.senarms.org.br ou entre em contato pelo (67) 3320-9700.

 

Fotos: Sindicato Rural de Nioaque