Skip directly to content

Produção de biomassa atrai 160 pessoas no Dia de Campo do programa Mais Floresta

Produção de biomassa atrai 160 pessoas no Dia de Campo do programa Mais Floresta

04/06/2015 - 14:30

A região Leste de Mato Grosso do Sul é responsável por 550 mil hectares de florestas plantadas, das 820 mil existentes. Em razão disso, o município de Três Lagoas é considerado o maior produtor estadual de celulose e papel, sediando entre os dias 2 e 4 de junho, a feira Três Lagoas Florestal, no parque de exposições Joaquim Marques de Souza.

Um dos eventos realizados foi promovido pelo programa Mais Floresta, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, no dia 4 de junho. No período matutino, um público de 160 pessoas participou de um dia de campo, realizado em uma propriedade rural, da empresa Fíbria, localizada há 27 quilômetros e tiveram oportunidade de acompanhar o processo de trituração de ponteiras de eucalipto, que posteriormente são utilizadas para produção de biomassa.

Uma equipe de segurança do trabalho da empresa acompanhou os participantes, divididos em grupos, para uma visita guiada, em uma área pronta para colheita e outra finalizada há pouco mais de cinco dias. O público composto por estudantes universitários, técnicos e produtores rurais acompanhou atentamente as explicações, para conhecer um pouco mais do processo que resultará na produção de energia elétrica, a partir, do processamento de troncos, raízes, galhos e folhas do eucalipto.

Segundo o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, a geração de biomassa pode estimular o aumento da produção de energia renovável e oferecer alternativa para produtores rurais que enfrentam dificuldade para descartar os resíduos florestais. “Os produtores e profissionais do setor precisam ter mais informações sobre a utilização de biomassa na geração de energia e, neste encontro, puderam saber um pouco mais sobre o tema. Em tempos de crise hídrica, a energia renovável impacta diretamente na sustentabilidade das propriedades e do meio ambiente”, avalia.

Um dos participantes foi o pecuarista Silvio Miura, proprietário de uma área com 1,8 mil hectares, dedicados à produção de bovino de corte. Ele conta que começou a pesquisar sobre a integração com floresta e por isso decidiu participar do evento. “Tenho interesse de iniciar plantio de eucalipto, mas, antes quis entender melhor como funciona e a geração deste subproduto demonstra a viabilidade do negócio”, opina.

A produtora rural, Vilma Medeiros, afirma que resolveu participar, pois, não entendia nada sobre o assunto e pelo interesse em iniciar uma produção nas terras da família. “Atualmente, a propriedade da família está arrendada, mas, quero assumir uma parte e iniciar alguma atividade econômica. Como o eucalipto é uma das atividades mais populares na região, resolvi aprender como funciona e confesso que estou gostando muito”, argumentou.

Para a acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Micheli Francisco, o dia de campo proporcionou maiores esclarecimentos sobre a produção de biomassa, assunto que a interessa muito. “Sempre tive vontade de saber como funcionavam as etapas da produção de energia renovável, por isso, aproveitei a visita em Três lagoas, para participar do evento e me informar mais”.

O engenheiro agrônomo e instrutor do Senar/MS, Francisco Marcondes acredita que os produtores rurais do Estado precisam aproveitar oportunidades como esta, do Mais Floresta, para aprender a melhor utilizar os recursos. “Aqui tivemos um exemplo claro da reutilização de resíduos que antes incomodavam o produtor, por ocupar espaço e causar transtornos sanitários. As tecnologias atuais propiciaram que este material, que no passado era utilizado no máximo como adubo, hoje, possa produzir energia para a propriedade, tornando-a autossuficiente”, considerou.

Sobre o Mais Floresta – A programação do Seminário terá continuidade até as 19h, com apresentação das seguintes palestras: Eucalipto para produção de Biomassas e os materiais genéticos disponíveis para plantio no MS, A experiência de plantio de uma floresta para geração de energia, Biomassa florestal no planejamento estratégico de MS e Geração de energia com biomassa no Brasil.